Memória Titulo Memória
Uma santa. Uma promessa. Uma descoberta

Aos pés de Santa Cecília, uma avó pediu pelo bom parto da filha. Se fosse uma menina e tudo corresse bem, daria a ela o nome do bairro onde morava, quase Centro de São Bernardo

Ademir Medici
27/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao ser loteado, na segunda metade da década de 1950, o Jardim Maria Cecília, próximo ao quilômetro 22 da Via Anchieta, ganhou uma capelinha. Ao estilo suíço, a capela foi dedicada à Santa Cecília, Padroeira dos Músicos. E uma linda imagem da santa ali foi colocada.

Entre os primeiros moradores estava um jovem casal: o militar Esmeraldo Carneiro da Rocha e a tecelã Antonia Aparecida Bonelli. A gravidez foi difícil. Havia riscos. Daí a promessa da avó, Sebastiana Maria de Jesus Bonelli. Felizmente, tudo correu bem. E veio uma menina, registrada e batizada com o nome de Maria Cecília. Era 1959.

Os pais logo deixariam o bairro. Maria Cecília cresceu. Estudou. Formou-se advogada. Deixou São Bernardo. Morou no Interior e em Curitiba. Mas sempre que vinha a São Bernardo visitava a capelinha do jardim com o seu nome, ao lado do Pronto-Socorro Municipal.

O progresso chegou. Cercou o Jardim Maria Cecília. A capelinha original foi demolida. Outra capela construída. Por orientação do pároco da Boa Viagem, a imagem original de Santa Cecília foi substituída por uma menor. E a agora dra. Maria Cecília, 60 anos completados em 26 de maio último, sempre lamentou não saber onde fora colocada a imagem original.

A REDESCOBERTA

A imagem não se perdeu. A pesquisadora Elexina Neri a localizou. Primeiro conversou com Nerino Cuzziol, da Cuga (Comunidade Unida de Vila Gonçalves e Adjacências), que lhe indicou o companheiro de diretoria, Giordano Zanon.

Giordano zela pela capelinha, próxima à sua casa. Guardou a imagem original em casa. A seu pedido, a imagem foi restaurada e preservada.

Sensibilizado com a promessa de Maria Cecília, que não conhecia e que hoje reside em outro bairro de São Bernardo, Giordano, Elexina e seu marido Vicente D’Angelo visitaram Maria Cecília, levando a imagem da santa querida. O reencontro foi emocionante e documentado por esta página Memória.

Santa Cecília passou o Natal na casa de Maria Cecília, que preparou um altar especial para recebê-la. A imagem ali permanecerá até janeiro, quando retornará ao Jardim Maria Cecília e será devolvida à capela – de onde nunca deveria ter saído.

O GUARDIÃO

Todos os anos, Giordado Zanon conduz a imagem histórica de Santa Cecília à Basílica da Boa Viagem, para ser abençoada. Em seguida, a imagem é ornamentada e colocada em andor, para sair em procissão pelo Jardim Maria Cecília no dia da santa, 22 de novembro.

Há pouco, a imagem foi restaurada na própria basílica, pelo sr. Pádua.

Giordano Zanon visitou, em Roma, os restos mortais de Santa Cecília, nas catacumbas de São Calixto.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 27 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7260

Manchete – Equipe de Collor (presidente eleito) se reúne com o chefe da Casa Civil de Sarney e prepara início da transição; inflação pode antecipar novo ministro da Economia.

Judiciário – Fóruns do Grande ABC ganham três novas Varas: em São Caetano, a 5ª Vara Cível; em Santo André, a 9ª Vara Cível; em Mauá, a 5ª Vara Cível e Criminal.

Futebol – EC Santo André estréia contra o Tiradentes do Distrito Federal na Taça São Paulo de Futebol Junior. Data: 5 de janeiro de 1990 no Estádio Bruno Daniel.

Em 27 de dezembro de...

1919 – Antonio Queiroz dos Santos, capitalista de Santo André, segue com a família para a cidade de Tremembé. 

1939 – Na inauguração do tráfego aéropostale entre o Rio de Janeiro e Roma, uma tragédia: depois de várias escalas, o aparelho italiano I-Arpa cai nas costas da África. Morrem os sete ocupantes, entre os quais dois jornalistas brasileiros: Saldanha Marinho Diniz, do Correio da Manhã, e Juvenal Pimentel, chefe do serviço de divulgação cinematográfica do Departamento Nacional de Propaganda.

1959 – Pelo Campeonato Paulista, Palmeiras 6, Ponte Preta 1; Santos 4, Corinthians 1.

Palmeiras e Santos terminam o campeonato em primeiro lugar. E uma série de partidas seria realizada para definir o campeão de 1959.

Em vias de conclusão o novo prédio do Instituto de Educação Dr. Américo Brasiliense, em Santo André.

Santos do Dia

Fabíola

Teófanes

JOÃO. Filho de Zebedeu e irmão de Tiago, o Menor, ele praticou a profissão de pescador no lago de Tiberíades, quando Jesus o chamou ao apostolado.

Municípios Brasileiros

65 municípios celebram aniversários em 27 de dezembro, entre os quais seis paulistas: Espírito Santo do Pinhal, Fernão, Gavião Peixoto, Salto Grande, Tapiratiba e Trabiju.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;