Fechar
Publicidade

Domingo, 23 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

A revista ‘Raízes’ focaliza o prefeito Campanella

Vereador em Santo André, prefeito em São Caetano, deputado estadual e federal, ele fez história dentro e fora do Grande ABC e foi perseguido pelo regime militar


Ademir Médici

09/12/2019 | 07:07


Nesta segunda-feira, a Fundação Pró-Memória de São Caetano lança o número 60 de Raízes, 132 páginas de histórias locais e regionais. A edição está ótima e dela nos fala o jornalista Caio Bruno, da Pró-Memória.
Homenagem a Narciso Ferrari
Texto: Caio Bruno

A publicação se preocupa com a essência e os propósitos de divulgar e incentivar as pesquisas referentes à história da cidade e de sua gente e de reconhecer e valorizar o patrimônio cultural do município e região.
Raízes conta histórias de pessoas, como da professora de piano Ana Russo, do hoteleiro Vicente Mezadri, do matemático Arnaldo Salvo Conceição e da escritora e jornalista Maria Angélica Ferrasoli (ex-Diário).
Entre os artigos, os saudosos ‘guardadores’ de cultura João Massolini, Ivo Pellegrino, filho do primeiro prefeito de São Caetano (Ângelo Raphael Pellegrino), e a professora de psicologia Lideli Crepaldi.
O artigo de capa destaca os períodos da administração pública municipal de Anacleto Campanella e de suas iniciativas como deputado estadual e federal. E mais:
Uma manifestação dos primeiros imigrantes italianos pela manutenção da primeira professora da cidade.
O processo de decadência das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo.
Os 70 anos do Hospital Beneficência Portuguesa.
Homenagem aos 30 anos de criação da Associação Desportiva São Caetano (o Azulão).

Destaque especial à última contribuição em Raízes de Narciso Ferrari, que nos deixou em outubro último. Ferrari traça um panorama das atividades esportivas e sociais do São Caetano Esporte Clube.

A distribuição da revista será gratuita hoje, durante o evento de lançamento. E poderá ser obtida a partir de amanhã nos vários espaços da cidade mantidos pela Fundação Pró-Memória. Mais informações pelo telefone 4223-4780.

RAIZES Nº 60
Lançamento: hoje, a partir das 19h30.
Local: Teatro Santos Dumont, à Avenida Goiás, 1.111, em São Caetano.
Distribuição gratuita

Diário há 30 anos
Sábado, 9 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7244

Manchete – Eleições presidenciais, 2º turno: Collor muda a estratégia de campanha
Estradas – Aprovado o relatório ambiental da nova pista da Rodovia dos Imigrantes pelo Consema (Conselho estadual do Meio Ambienta). A via será duplicada.
São Caetano – O prefeito Tortorello recebeu em seu gabinete o ex-jogador Dario Maravilha, que foi convidado para treinar o novo time da cidade.
Boxe – Adilson Rodrigues, o Maguila, manteve o título sul-americano dos pesos pesados ao vencer, no Ibirapuera, o argentino Walter Masseroni, desclassificado no décimo assalto.
Automobilismo (Percy Faro) – Verona, o novo carro médio da Ford Brasil, com muita estabilidade.

Em 9 de dezembro de...
1824 – Batalha de Ayacucho consolida a independência do Peru.
1914 – Realizados os primeiros exames no recém-instalado Grupo Escolar de Santo André – então chamado São Bernardo.
Da turma do 2º ano, Mario Magini é quem obtém a melhor média.

Entre os aprovados, alunos de famílias que fincaram raízes na cidade e região: Andreolli, Andreoni, Arduino, Caratin, Cataruzzi, Cereja, Chinelatto, Dal Pozetto, Franco, Garbin, Gardesani, Garofolo, Ghirardelli, Gianotti, Guazelli, Mazini, Neri, Palacini, Pelezon, Pezzolo, Piagentini, Riciardi, Thon, Veronesi, Zamboni e Zanoli.

Atuou como inspetor honorário municipal o Sr. Cristovão da Gama. Bastante rígido, ele conservou 33 alunos, os repetentes.
1924 – No centenário da independência do Peru, o Brasil decreta feriado nacional em homenagem à data.
1969 – Inaugurada a Sociedade Anônima Tubos Brasilit, em Utinga, Santo André.

Hoje
Dia Nacional do Fonoaudiólogo
Dia Internacional contra a Corrupção

Santos do dia
João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin (México 1474-1548). Índio nativo, que antes de ser batizado tinha o nome de Cuauhtlatoatzin, traduzido como ‘águia que fala’ ou ‘aquele que fala como águia’.
Gorgônia
Leocádia. Padroeira de Toledo, cidade espanhola, considerada santa pela Igreja e mártir no século IV, durante a perseguição de Diocleciano aos cristãos, ainda na época do Império Romano

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 9 de dezembro:

Em São Paulo, Indaiatuba, antigo povoado de Cocais, elevado à freguesia em 9 de dezembro de 1830. Separa-se de Itu em 1839.
No Piauí, Arraial, Demerval Lobão, Isaias Coelho e Miguel Leão
Em Goiás, Cidade Ocidental e Novo Brasil
No Rio Grande do Sul, Dom Feliciano e Guabiju
No Maranhão, Dom Pedro
No Paraná, Guarapuava e Santa Fé
No Pará, São Domingos do Capim.
Fonte: IBGE



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;