Esportes Titulo Copa Paulista
S.Bernardo faz as
contas para o título

Equipe encara Comercial, em Ribeirão Preto, hoje, às
20h30, no jogo de ida das semifinais da Copa Paulista

Por Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
09/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O planejamento do São Bernardo no início do ano era ir bem no Campeonato Paulista e conquistar vaga na Série D do Brasileiro. Porém, o time passou longe do objetivo e, além de não atingir a meta, foi rebaixado. Apesar da decepção no primeiro semestre, o Tigre se recuperou na Copa Paulista, despachou adversários e está a quatro partidas do título inédito e de vaga na Copa do Brasil em 2012. E o primeiro grande desafio será hoje, às 20h30, em Ribeirão Preto, no Estádio Santa Cruz, contra o Comercial, no jogo de ida da semifinal.

Diferentemente dos outros rivais e devido à atual fase, a equipe do Interior, que vai disputar a Série A-1 do Estadual em 2012, será o grande teste do São Bernardo.

"Será confronto complicado porque o time deles tem torcida expressiva como a nossa e, apesar de não jogar na casa deles (o estádio do Comercial, o Palma Travassos, está em reforma), eles estão em Ribeirão", salientou o técnico Luís Carlos Martins.

O comandante recordou, porém, que as equipes que chegaram às semifinais têm méritos e não dá para indicar favoritos. "O que eu posso dizer é que parabenizei o grupo por chegar até esta fase. Até agora, eles cumpriram o que nós pedimos e espero que continuem assim", frisou o treinador.

Para o confronto, Martins fará somente uma alteração: o zagueiro Márcio Garcia, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, será substituído por Matheus Hansen.

O lateral-direito Thiago Gasparino se recuperou de lesão muscular, mas ficará treinando para melhorar a parte física. O meia Francisco Alex permanece afastado.

"Estou tranquilo para esta partida porque estive em campo em cinco dos últimos oito confrontos. Estou com ritmo de jogo", frisou Matheus Hansen.

Segundo o zagueiro, é preciso saber controlar a ansiedade de uma partida tão importante para o Tigre. "Temos que estar 100% concentrados para o duelo. Vamos atuar com inteligência e equilíbrio", explicou o defensor.

Para o técnico, o triunfo do São Bernardo em Ribeirão Preto será possível se a equipe mantiver o ritmo dos últimos confrontos. "Vamos continuar da mesma forma e entrar com ousadia para vencer essa partida. Eles (os jogadores) sabem o que fazer dentro de campo", destacou.

Trabalho físico é diferencial no Tigre

Um dos grandes trunfos do São Bernardo para o duelo de hoje contra o Comercial será a parte física. Apesar de vários confrontos em pouco tempo - cinco partidas em 15 dias -, a equipe se destaca no condicionamento tanto que dos últimos quatro jogos, em três o Tigre marcou gols no fim das partidas.

Para o fisiologista do clube, Luciano Capelli, o resultado nos campos é fruto do trabalho conjunto com a comissão técnica. "Se o Luís (Carlos Martins, técnico) quer dar um coletivo, eu e o Deivid (Marques, preparador físico) indicamos a ele quantos minutos são o ideal, quem pode forçar mais", explicou Capelli.

Segundo o fisiologista, o importante é preservar os atletas. "Com jogos de domingo, quarta e sábado, nós estamos optando por trabalhos mais leves nos treinamentos até para não prejudicar os atletas na hora da partida. Não adianta inventar agora, com treinos pesados, e os jogadores não renderem depois", ressaltou Capelli.

Um dos atletas mais elogiados é Diogo Acosta, artilheiro da equipe na Copa Paulista, com 11 gols. "O Diogo cresceu muito neste semestre, ganhou muita força e mantém a intensidade do início ao fim das partidas", destacou.

O jogador reconheceu que melhorou de produção na Copa Paulista em comparação ao Estadual, no início do ano. "Venho correndo bastante ultimamente e isso tem me ajudado na parte técnica. Espero continuar assim contra o Comercial", frisou o atacante.

Técnico diz que responsabilidade dos donos da casa é maior

Acostumado a ser apoiado por grande público no Estádio 1º de Maio, o São Bernardo vai sofrer do próprio veneno no Santa Cruz. Com a classificação do Comercial à fase eliminatória, a torcida tem apoiado o time, e mais de 2.000 pessoas compareceram à vitória (2 a 0) do Leão do Norte sobre a Ferroviária, nas quartas de final.

A torcida também está empolgada com o ano do Comercial, que comemorou centenário em 10 de outubro. Além da festa, o time retornou à elite do Estadual no primeiro semestre, após 25 anos.

Segundo o treinador Márcio Fernandes, a boa fase aumenta a responsabilidade do Comercial. "A nossa torcida empurra bastante o time e quer sempre a vitória", destacou.

Márcio Fernandes revelou que vai manter a formação que venceu a Ferroviária. "Sempre jogamos desse jeito e não vai ser agora que vamos mudar a estratégia", frisou o comandante, que elogiou o São Bernardo. "Eles têm atletas de qualidade, como o Diogo Acosta e o Marcelo (Godri)", completou.

MAIS COPA PAULISTA

Outro duelo esquenta a competição hoje (19h30). Em Jundiaí, o Paulista, atual campeão, recebe o Velo Clube, que passou facilmente pelo Linense com duas vitórias nas quartas de final. A equipe de Jundiaí eliminou o Pão de Açúcar.

A partida de volta acontece em Rio Claro, no Estádio Benito Agnelo Castellano, às 19h de sábado. (das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;