Política Titulo Santo André
Prefeituráveis do PT tentam atingir unidade logo após PED

Postulantes descartam prévias internas; favorito, Eduardo aguarda garantia, mas recuo é cogitado

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
23/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Pré-candidatos do PT à Prefeitura de Santo André para 2020 tentam viabilizar consenso logo após o PED (Processo de Eleições Diretas), no dia 8, evitando esticar discussões que possam provocar prévia interna. O atual cenário, embora não haja abertura do prazo oficial de inscrições, contabiliza quatro figuras no páreo: os vereadores Eduardo Leite, Bete Siraque e Willians Bezerra, além do militante Erick Eloi. Favorito, Eduardo tem apoio do presidente paulista da sigla, o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho.

Eduardo tem esquivado cravar disposição de entrar no páreo. Há quem aposte que pesquisas quantitativas e qualitativas deveriam nortear a decisão. Eventual recuo é cogitado, nos bastidores.

A palavra de ordem é unidade, a todo custo, até para impedir que desgaste de briga interna crie mais instabilidade no PT, que já acumula fissura da derrota de 2016, do PED anterior e da crise institucional, que se arrasta desde 2014.

Bete frisou que pós-PED é momento oportuno para debater o pleito de 2020. “Eu me mantenho discreta por questões de responsabilidade partidária, mas o nome tem que ser referendado. Espero que em setembro possamos fechar (o candidato), alguém que reúna, agregue, some na campanha e possa representar o PT com toda a força.” A petista chegou a sinalizar retirada da pré-candidatura apenas se Eduardo encabeçar a indicação.

Eduardo falou em “grande identidade” com atuação parlamentar da correligionária, admitindo a movimentação. “Fiquei feliz em saber que ela poderia ser representada por mim, como eu não teria nenhum problema em ser representado por ela. Só que não podemos nos concentrar apenas no nome. É preciso discutir chapa (de vereadores), estratégia, análise do cenário político, defesa do programa de governo”, disse, ponderando importância que o PT tome a decisão ainda em 2019. “Já entrar com 2020 com escolha definida.” Sobre predileção a seu nome, ele refutou. “Não tem preferido. É decisão muito pessoal, que eu certamente vou levar em consideração não um fato determinado, mas todo o processo de debate.”

Willians, por sua vez, assim como Erick, registrou sua pré-candidatura majoritária no diretório. O vereador se colocou na lista depois de ser excluído das discussões internas, citando que o “debate precisa acontecer”. “Importante é que haja diálogo entre as partes e respeito entre as forças. Teremos maturidade para num tempo curto tomar decisões. Penso que (a definição) deveria ser o mais rápido possível.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;