Política Titulo
Democratas se desentendem e querem ajuda de Kassab
Por Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
19/03/2011 | 07:13
Compartilhar notícia


A Câmara de Santo André não tem produzido muito nos últimos tempos. No paralelo, o Legislativo vive crise aguda na bancada democrata. Os três vereadores do DEM não têm falado a mesma língua. Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho (DEM), e Evilásio Santana Santos, o Bahia (DEM), acusam Toninho de Jesus de "traíra".

Isso porque o parlamentar não os apoiou durante votação para derrubar os vetos do prefeito Aidan Ravin (PTB), há algumas semanas, relativos a seus projetos de lei. O de Pinheirinho diz respeito ao pagamento de vale-refeição aos GCMs (Guardas-Civis Municipais) e o de Bahia ao videomonitoramento. Segundo eles, o colega não os avisou que votaria de modo diferente.

Vice-presidente da Câmara e líder da bancada do DEM, Bahia demonstrou a insatisfação com Toninho. Ele quer que o colega dê explicações aos seus eleitores do porquê foi favorável nas duas votações e contrário na hora de derrubar veto. "Está aí para ser vaca de presépio do governo, só para dizer sim e não."

Pinheirinho foi mais drástico. "Virei a cara para ele. Homem tem que ser homem. O Toninho é um traíra (em 2009 Pinheirinho serviu no plenário o peixe traíra assado aos vereadores democratas que votaram a favor das contas do ex-prefeito petista João Avamileno)."

Toninho, por sua vez, negou qualquer mal-estar na bancada. "Não tenho nada contra eles. Fiquei bem tranquilo na votação do veto. Aliás, na primeira votação dos projetos nem era vereador." O que foi desmentido por Bahia, que apresentou a data da votação. "Votamos em novembro de 2010. Ele já era vereador."

O interessante é que o trio se uniu ao não apoiar a candidatura a deputado estadual do presidente municipal do DEM, Raimundo Salles, na última eleição. Eles alegaram que declarar apoio ao mandatário seria ruim para a imagem deles como vereadores - a candidatura de Salles, que havia sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa, foi deferida pelo Tribunal Superior Eleitoral somente após a realização do pleito. Por isso, a bancada decidiu apoiar os tucanos Orlando Morando (São Bernardo) para deputado estadual e Bruna Furlan (Barueri) para federal.

À época. Salles afirmou ao Diário que, caso quisesse se reeleger em 2012, o trio teria que procurar outra legenda. Com essa relação bem difícil com Salles, Pinheirinho e Bahia pretendem buscar ajuda na alta cúpula. Querem conversar com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que até ontem era presidente da legenda estadual. "Vamos tentar marcar para a próxima semana", disse Bahia.

O detalhe é que Kassab confirmou a saída do DEM. Na segunda-feira, concederá entrevista na Assembleia Legislativa, momento que será iniciada a coleta das assinaturas do manifesto de criação do PSD (Partido Social Democrático), que seria chamado PDB (Partido Democrático Brasileiro).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;