Setecidades Titulo Após polêmicas
Mauá retoma atendimento veterinário

Serviço de bem-estar animal foi reaberto nesta semana; unidade recebe média de 35 animais por dia

Por Flávia Fernandes
Especial para o Diário
09/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 A sala do Bem-Estar Animal da Prefeitura de Mauá reabriu as portas nesta semana após período de interrupção do serviço devido à crise política que atinge a cidade. O espaço, localizado na Rua Santa Cecília, 489, bairro Matriz, realiza média de 35 consultas por dia e atende 700 animais por mês.

Uma das vitrines do governo Atila Jacumussi (PSB) – cassado no dia 18 pelo crime de responsabilidade, por deixar o cargo vago quando foi preso preventivamente –, a unidade vinha sofrendo interferências da disputa política. A atual prefeita, Alaíde Damo (MDB), chegou a fechar o espaço em janeiro e, posteriormente, exonerou funcionários do setor ligados ao ex-prefeito.

Sobre a questão da reposição dos profissionais demitidos, a Prefeitura se limitou a dizer que houve reorganização da equipe técnica da gerência, mas não informou o número de contratados. Quatro funcionários atendem no espaço.

A dona de casa Josiane Rodrigues, 47 anos, moradora do bairro São João, levou a cadela Cristal até o local com problemas na coluna. “Tem muita gente carente, que precisa cuidar do animalzinho, mas não tem condições.” Já o tutor do Billy, o operador de máquinas José Milton, 52, levou o vira-lata para tratar tumor. “Eu, por exemplo, estou desempregado.”

Os atendimento é feito das 9h às 12h e das 14 até às 17h de segunda à sexta-feira. É necessário ser morador de Mauá, levar cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

A veterinária Jessyca Nogueira explica que os casos mais comuns que chegam ao local são de sarna, otite, quedas e acidentes. Em situações de alta complexidade, os animais são encaminhados para clínica parceira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;