Internacional Titulo
Cingapura extermina gatos de rua para conter Sars
Do Diário OnLine
24/05/2003 | 11:52
Compartilhar notícia


O governo de Cingapura determinou que todos os gatos de rua do país sejam executados, numa tentativa de deter a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês). A medida foi anunciada depois que pesquisadores de Hong Kong cincluíram que a civeta asiática pode ter passado o vírus da doença ao homem.

A civeta é consumida na China como uma iguaria, mas, apesar de se parecer com um gato grande, pertence à família dos furões. As autoridades de Cingapura estimam que haja cerca de 82 mil gatos de rua no país.

Nome comum de trinta espécies de mamíferos carnívoros, a civeta pesa cerca de 20 quilos, é robusta e tem pêlo cinza com manchas pretas. As costas têm uma faixa preta, o peito tem várias manchas dessa cor e as patas são totalmente pretas.

Este mamífero vem das regiões quentes do Sudeste Asiático, do Sul da Europa e da África. Pertence à família dos viverrídeos, é onívora e consome tanto vegetais e frutas como pequenos vertebrados, alguns invertebrados e carniça.

O animal, criado em cativeiro em várias regiões, é procurado pela secreção de suas glândulas que servem para a fabricação de perfumes e por sua carne muito apreciada pelos amantes de carne "exótica". A civeta é protegida pela Convenção de Washington sobre espécies ameaçadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;