Memória Titulo Memória
Renasce Paranapiacaba

Os 130 anos da igreja Senhor Bom Jesus serão celebrados com uma grande festa em 16 de março

Por Ademir Médici
24/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Paranapiacaba preserva cenários únicos. O cemitério Bom Jesus, ao lado da igreja, é um deles. No passado era assim pelo Brasil afora: a igreja abrigando o cemitério. Até pelo seu isolamento geográfico, Paranapiacaba é o único lugar do Grande ABC a ter um sítio como este ainda hoje.

Ocorre que igreja e cemitério estavam abandonados. O mato cobrindo as alamedas da necrópole; o telhado da igreja datada de 1889 ameaçando cair.

Mulheres entenderam que era preciso dar um jeito nesta situação aflitiva. Por ocasião da missa dos ferroviários, celebrada em 7 de setembro de 2017, a situação começou a mudar.

Chovia dentro da igreja. Ela vai cair, diziam. É preciso buscar recursos. Bingos foram realizados, com a presença de muita gente nascida em Paranapiacaba e que nem mora mais ali.

Quase que anonimamente, os trabalhos se iniciaram. Ganharam vulto nas últimas semanas. E uma grande comissão foi criada, sem decreto, sem alarde. As mulheres envolvidas, os homens também, a igreja com o padre Rogério Duarte Irmão à frente e setores estratégicos da Prefeitura dando o devido suporte. Acreditem, Paranapiacaba volta a ficar linda.

Memória visitou Paranapiacaba, quinta-feira, levada por Paulo Serra, o pai, verdadeiro animador deste projeto e destes trabalhos. Conhecemos pessoas maravilhosas, reencontramos outras que não víamos há tempos. E uma grande coincidência aconteceu.

Exatamente 30 anos atrás, em fevereiro de 1989, o Diário esteve na mesma igreja do Senhor Bom Jesus, que se preparava para celebrar o seu primeiro centenário. Damos um livro de presente a quem acertar o nome do fotógrafo. Ele mesmo, João Colovatti, com dois Ts’, como costumava dizer. E João tirou 40 fotos mostrando o estado da igreja e do cemitério.

Seguimos os passos de mestre Colovatti, e tiramos muitas fotos também. Hoje os retratos começam a ser mostrados e podemos dizer: Paranapiacaba está um verdadeiro canteiro de obras, respeitadas as condições ditadas pelos órgãos preservacionistas. Vamos precisar de mais de uma edição para falar do trabalho de cada uma dessas pessoas da foto coletiva, cada qual com tarefas para preservar a verdadeira joia incrustada no alto da Serra do Mar.

A reforma da igreja de Paranapiacaba
Inauguração: 16 de março.
Programação: celebração de duas missas, às 11h e 16h, esta pelo bispo diocesano, dom Pedro Cipollini
Participação: Coral da OAB de Santo André


Interação com Facebook

‘Pelas barbas do marquês’

Na volta às aulas das crianças, a relação do material escolar indicava, entre outros artefatos, um apontador. É o progresso. Na minha época de grupo escolar o apontador era comunitário, permanecia preso na mesa da professora.
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 24 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 24 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6997

Manchete – Inflação fica em 3% em fevereiro, diz o ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega
Santo André – Prefeito Celso Daniel nomeia tia aposentada como chefe de divisão.

Em 24 de fevereiro de...

1919 – Devido às últimas enchentes e aos reparos que estão sendo feitos na Estrada de Ferro São Paulo Railway, os trens da companhia inglesa, procedentes de Santos, chegam com pequeno atraso.
n Do noticiário do Correio Paulistano: operários proclamam a república dos ‘Soviets’ em Munique.
n Do noticiário do Estadão: a luta entre alemães e polacos; as desordens na Espanha.
Carnaval 1919 – A loja Santa Cecília tem em
estoque todos os sucessos do Carnaval deste ano: Tristeza de Caboclo; Ai, Ai; Roxinho; Pierrot;
Viola Cantadera; Amor Avacalhado; Rolinha;
e Voadô.
1934 – O nascimento de Sérgio Lalli, em Sorocaba. Veio para São Bernardo menino. Aqui estudou. Tornou-se industrial no ramo de móveis. E dirigiu o Sindicato da Indústria de Móveis e Associação Comercial e Industrial.

Hoje

Dia das fontes de águas

Santos do dia

Sérgio
Montano
Edilberto

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 24 de fevereiro:

Na Bahia, Adustina, Araças, Banzaê, Caraíbas, Feira da Mata, Igrapiúna, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jucuruçu, Nova Redenção, Novo Triunfo, Piraí do Norte, Ponto Novo, Presidente Tancredo Neves, Sítio do Mato, Sobradinho, Umburanas e Vereda
No Mato Grosso, Araguainha
Em Minas Gerais, Sabinópolis
Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;