Setecidades Titulo Jornaleiro do mês
Banca é oportunidade de empreendedorismo
Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
25/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Oportunidade de empreender foi o que motivou Emerson José Bento, 38 anos, a comandar banca de jornal na Rua Marechal Deodoro, região central de São Bernardo. À frente do ponto há nove anos, ele destaca que a Banca Praça Lauro Gomes foi o pontapé inicial para negócio próprio e, com isso, mudar de vida.

Bento trabalhava anteriormente como distribuidor de cartão de recarga de operadora de celular e tinha o empreendimento que hoje comanda como maior cliente. “Um dia a dona da banca me falou que estava vendendo o ponto com urgência. O movimento sempre foi muito bom, então resolvi arriscar e me dei bem. Hoje minha maior renda vem da banca.”

Para incrementar o negócio, o empreendedor montou ao lado da banca uma sorveteria e passou a trabalhar com aparelhos eletrônicos. “Hoje vendo fones, carregadores de celular e película protetora de tela. A maior procura é por conserto de celular, então pretendo ainda abrir, na parte de trás da banca, uma loja com este serviço.”

A ideia de Bento é transformar seu ponto em loja, dando continuidade ao formato banca, mas maior. Isso porque a renda líquida, de aproximadamente R$ 8.000, “pode aumentar”, diante de sua visão. “Ainda trabalho com carros e para uma empresa. Fico na banca três dias por semana, das 9h às 16h. Nos outros dois dias me dedico a outras coisas. Mas não deixo de ficar aqui (na banca), até porque o que mais gosto é de atender bem o cliente e estar em contato com o público.”

Bento diz que se sente realizado quando vê sua banca de jornal cheia de gente. Seja para comprar revistas, jornais, apostilas, comes e bebes ou eletrônicos, ele fica empolgado com o movimento. “A melhor época é de Copa do Mundo. Nesta última, o movimento por conta das figurinhas e álbuns me rendeu uma viagem aos Estados Unidos”, revela.

O empreendedor acredita que conseguiu “unir o útil ao agradável” ao tornar seu negócio rentável com o trabalho que lhe dá prazer. “Meu maior diferencial é vender de tudo, e oferecer tudo que uma pessoas possa querer. Além disso, se ficamos quietos ninguém conhece o trabalho, então tenho funcionários na rua anunciando nossos produtos e isso me garante muito resultado.”

Bento não se imagina sem a banca e, se depender dele, a cada ano terá novidade no seu comércio. “A ideia é atender bem e oferecer o melhor. Quanto mais cresço, melhor fica a banca.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;