Memória Titulo
No aniversário de Mauá, uma festa no Paço...
Por Ademir Medici
09/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 A cidade de Mauá em festa, em mais um aniversário oficial. Tempo de lembrar uma das referências modernas da cidade, o seu Paço Municipal. E quem nos traz a lembrança é Neusa Maria Aparecida Antico Barbosa.

Neusa separou oito fotografias do dia em que o Coral Imaculada Conceição participou das festividades de inauguração do Paço Municipal, obra iniciada pelo prefeito Américo Perrella e concluída pelo seu sucessor, professor Amaury Fioravanti.

Foi uma apresentação conjunta: o coral, regido pelo maestro José Valdemir Barbosa, marido de dona Neusa, e o conjunto musical de Mario Fuzzo. Participação especial do organista João Garzini. A data: 9 de abril de 1976, que é o dia oficial da inauguração do Paço de Mauá, cujo nome oficial – e raramente citado – é Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

Interação com Facebook

‘O limpador de bueiros & outros amigos’

Epa, a campainha está tocando de novo. Alô, Marina, se for outro limpador de bueiro diga que não estou. Só volto em janeiro, tá?

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 9 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 9 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6931

Manchete – Câmara dos Deputados isenta de IR salários de até 60 OTNs

Grande ABC – Perigo de explosões continua em estabelecimentos que manipulam gás. Prefeituras não controlam este comércio.

Comércio – Cooperhodia (hoje Coop) abre sua sétima unidade, na divisa de Mauá com Ribeirão Pires. Nestor Pereira presidia a antiga Cooperativa dos Empregados da Rhodia.

Polícia – Advogado é preso acusado de falsificar alvará de soltura.

Em 9 de dezembro de...

1918 – Moradores de Paranapiacaba cujas famílias foram atingidas pela gripe espanhola publicam anúncio em agradecimento ao apoio que tiveram de vários estrangeiros residentes no distrito.

São citados os nomes de C. A. Hilliman, E. Van Haute, M. Thomson, Walter Hutchinson e John Turnhull.

O reconhecimento é extensivo ao Dr. A. Magalhães Junior e Benedicto do Amaral.

O manifesto é assinado por Felisberto Bolognesi, L. Pio Piccinini, Achille Piccinini, Eloy Tirso, Luiz Tessitore, Domingos Novo, Gil Pinheiro e A. Francisco dos Santos

A guerra acabou. Do noticiário do Estadão: a Suécia rompe relações com o governo russo.

1973 – Diário do Grande ABC anuncia: jornal será impresso em offset.

1983 – Prefeitura de Diadema inaugura um novo pronto-socorro, na Praça da Fonte.

2013 – Esta página Memória chegava à fazenda do médico Luiz Felipe Baeta Neves, em Iracemápolis, região de Rio Claro. Dali Baeta Neves vinha para São Bernardo, onde comprara terras que hoje formam a Vila Baeta Neves, um dos bairros referenciais do Grande ABC.

Na fazenda do Dr. Baeta Neves mora sua última neta, Maria Cândida, que preserva a memória familiar.

Memória foi à fazenda do Dr. Baeta em companhia do padre Ervino, vigário da Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo. Ele é amigo da família há muitos anos.

Hoje

Dia Nacional do Fonoaudiólogo

Dia Internacional contra a Corrupção

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 9 de dezembro:

Em São Paulo, Indaiatuba, antigo povoado de Cocais, elevado à freguesia em 9 de dezembro de 1830. Separa-se de Itu em 1839.

No Piauí, Arraial, Demerval Lobão, Isaias Coelho e Miguel Leão

Em Goiás, Cidade Ocidental e Novo Brasil

No Rio Grande do Sul, Dom Feliciano e Guabiju

No Maranhão, Dom Pedro

No Paraná, Guarapuava e Santa Fé

No Pará, São Domingos do Capim.

Fonte: IBGE

Santos do Dia

São João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin (México 1474-1548). Índio nativo, que antes de ser batizado tinha o nome de Cuauhtlatoatzin, traduzido como ‘águia que fala’, ou ‘aquele que fala como águia’.

Basiano

Leocádia. Padroeira de Toledo, cidade espanhola, considerada santa pela Igreja e mártir no século 4, durante a perseguição de Diocleciano aos cristãos, ainda na época do Império Romano.

Gorgônia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;