Memória Titulo Clássicos do Diário há 60 anos: 1958 - 2018
Uma história muito presente
Por Ademir Medici
03/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Mil novecentos e sessenta e quatro. As últimas eleições presidenciais diretas tinham já ficado para trás. Haviam sido realizadas em 3 de outubro de 1960, com a vitória de Jânio Quadros. Depois... bem, depois só em 15 de novembro de 1989 e a 17 de dezembro de 1989 (em segundo turno). Neste meio-tempo, o Brasil vive um grande vazio político, com a sucessão de presidentes eleitos indiretamente, até José Sarney, vice de Tancredo Neves, que morreu, em São Paulo, antes de assumir, naquele 21 de abril de 1985.

E o Grande ABC neste período? Vários autores têm se debruçado no tema. Entre os primeiros podemos citar Thimoteo Camacho, Candido Giraldez Vieitez, Antonio de Almeida, o brasilianista John French, Valdenízio Petrolli, Ruy de Goes Leite de Barros (do antigo Centro Ecumênico de Documentação e Informação, o Cedi), Antonio de Andrade, Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins, Armindo Bol.

As fontes disponíveis são poucas e entre elas ganha destaque o Banco de Dados do <CF161>Diário do Grande ABC, que é básico.

Lideranças como Philadelpho Braz foram incansáveis na tarefa de relatar os passos do movimento político contemporâneo na região. Outros, como Armando Mazzo e Rolando Frati, procuraram escrever suas lembranças. E há nomes como Marcos Andreotti e Miguel Guillen que deixaram horas e horas de depoimentos gravados. John French, em Miami, possui mais de 30 horas de conversas gravadas com Andreotti.

 

E O TEMPO PASSOU...

Em 1989, quando publicamos pela primeira vez esta série da participação do Grande ABC nas eleições à Presidência da República, dissemos que o desafio era reunir os depoimentos existentes, ouvir os que não foram ouvidos, garimpar outras fontes e tornar pública esta história. Escrevemos, em complemento: “Ao menos para que a história seja discutida, minimamente debatida”.

Vinte e nove anos depois aquele desafio foi parcialmente respondido, em monografias acadêmicas e não acadêmicas, e nos relatos registrados pelos anais de 14 congressos de história, certame nascido por sugestão escrita do professor José de Souza Martins e tornado viável pela vontade política de outro professor, o prefeito Celso Daniel.

Pelos anos seguintes, os pesquisadores do Grande ABC, por muito tempo tendo à frente o Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória) lutaram para que novos congressos fossem realizados. Conseguiram.

 

Ferramentas do Grande ABC

Enxó – para desbastar peças grossas de madeira.

Graminho – tira medidas pequenas, de até 10 centímetros.

 

Os Vertematti (ou Vertematte, dependendo do registro civil) moravam na Rua das Bandeiras, em Santo André. O pai, Natalino, estava fazendo uma prateleira para a guarda de ferramentas. Pediu ao filho Flavio que lhe trouxesse um pedaço de caibro. Flavio subiu numa caixa. Quando o pai foi pegar, a madeira escapa das mãos. Cai na cabeça do filho.

– Me fez um corte enorme. Deu a impressão de ter atingido o crânio.

Apavorado, Sr. Natalino sai correndo com o filho nos braços. Procura o farmacêutico Zezinho Brancaglione, com farmácia na esquina das ruas General Glicério e Oliveira Lima. A cabeça do menino é costurada. Felizmente, foi apenas um susto.

As ferramentas expostas na prateleira que o pai construiu há 80 anos, Flavio Vertematte guarda todas. Foram feitas com madeira nobre extraída das matas do Grande ABC. Agora, aos 88 anos, Sr. Flavio está preocupado com o destino das ferramentas.

Memória vai, aos poucos, mostrando cada uma. Sr. Flavio concorda que seria legal apresentá-las numa exposição. Memória sugere que seja uma exposição itinerante, percorrendo pontos do Grande ABC. Então o ferramenteiro-projetista Flavio Vertematte escolherá qual museu ou centro de memória deverá ficar com a herança que Natalino Vertematti deixou.

 

Interação com o Facebook

Emoções de um perigoso jogo do amor’

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 3 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Sábado, 3 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6926

Manchete – Mais vereadores reduz força do PT nas Câmaras

Educação – Interventor assume comando da Fundação Universitária do ABC. Justiça nomeia o advogado Geraldo Volpe de Andrade como administrador temporário.

Automóveis – Volkswagen decide tirar o Passat da linha.

Vídeo (Ivan Gonçalves) – A magia de Walt Disney finalmente nas locadoras.

 

Em 3 de dezembro de...

1903 – Fundado, em Paranapiacaba, o Serrano Atlético Clube.

1973 – Cerca de uma centena de padres do Grande ABC recepcionou na casa de dom Jorge Marcos de Oliveira o núncio dom Carmine Rocco, representante do papa junto ao governo e episcopado brasileiros.

1983 – São Caetano inaugura o seu primeiro restaurante especializado em frango com polenta e radiche: Casarão, da Rua Amazonas, 720.

 

Hoje

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 

Santos do Dia

São Francisco Xavier (Espanha 1506 – Japão 1552). Sacerdote. Um dos fundadores da Companhia de Jesus. Patrono dos missionários católicos.

Sofonias

Birino

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 3 de dezembro:

Em São Paulo, Iguape. O quinto mais antigo município do Estado, depois de São Vicente, São Paulo, Cananeia e Mogi das Cruzes. Estabeleceu-se que a data de fundação de Iguape é 3-12-1538, quando se separa de Cananeia.

Na Paraíba, Alagoinha

No Paraná, Bom Jesus do Sul, Conselheiro Mairinck, Doutor Ulysses, Rondon e Santa Inês

Em Santa Catarina, Campo Belo do Sul

No Mato Grosso, General Carneiro

No Rio Grande do Norte, Nova Cruz e Severiano Melo

No Rio Grande do Sul, Sobradinho

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;