Setecidades Titulo
Saresp não atrai escolas da região
Do Diário do Grande ABC
07/10/2004 | 09:15
Compartilhar notícia


Os municípios da região que mantêm rede municipal de ensinos fundamental e médio não tinham, até esta quarta, aderido ao Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), da Secretaria Estadual de Educação, que neste ano abriu inscrições para as redes de ensino municipal e privada. As inscrições terminam nesta quinta. As prefeituras de São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires ainda não tinham se posicionado definitivamente sobre sua participação, e devem resolver nesta quinta se preenchem a inscrição.

O Saresp, criado em 1996, avaliava o rendimento escolar dos alunos da rede estadual, para identificar pontos positivos e negativos do sistema pedagógico adotado. Pela primeira vez, todas as séries e os cerca de 5 milhões de alunos do Estado participam da avaliação. Também será aberta a participação de escolas dos municípios e particulares.

A prova será aplicada no dia 25 de novembro e vai avaliar as habilidades cognitivas de leitura e escrita dos alunos. Os estudantes respondem a 30 questões e desenvolvem uma redação, além de responderem questionários sobre características pessoais e de contexto socioeconômico.

As prefeituras que não vão aderir ao Saresp informaram que avaliam de outra forma o sistema de ensino. O argumento é que a proposta pedagógica é diferente da aplicada pela rede estadual. As escolas privadas do Grande ABC também devem ficar de fora, segundo Oswana Fameli, presidente da Associação das Escolas Particulares do ABC e diretora do Centro Educacional Paineira, em Santo André. "As escolas particulares têm um sistema de avaliação próprio, muito mais rígido, porque devem comprovar qualidade de ensino para acompanhar as tendências de mercado."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;