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Caos nas vias de acesso ao porto

Em 2011, as importações aumentaram 13% nos primeiros nove meses do ano...

Dgabc
24/12/2011 | 00:00
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Artigo

Em 2011, as importações aumentaram 13% nos primeiros nove meses do ano. Só da Ásia para o Brasil a alta foi de 21%, segundo dados do Centro Nacional de Navegação. E a China acaba de anunciar que pretende importar mais para contribuir para a reativação do comércio mundial. Isso significa que haverá cada vez mais um aumento no tráfego nas vias de acesso ao Porto de Santos.

Os congestionamentos não só ocorrem no Sistema Anchieta-Imigrantes, mas na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, prejudicando também a ligação entre Cubatão e Guarujá.

Em agosto, o governador Geraldo Alckmin prometeu liberar recursos para que as obras de adequação viessem a ser iniciadas em março de 2012, mas, até agora, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo não garantiu à Ecovias, responsável pela execução das obras, os meios financeiros para que tudo seja cumprido dentro dos prazos anunciados.

Dessa maneira, ao que parece, mais um adiamento será anunciado em breve. Enquanto isso, os congestionamentos são cada vez mais frequentes e diários, aumentando os riscos de acidente na ultrapassada Via Anchieta, na Rodovia Cônego Domênico Rangoni e na interligação desta com o km 55 da Anchieta.

Aliás, a burocracia e a lentidão que marcam a atuação do governo do Estado têm contribuído para agravar a situação. Basta ver que a prefeitura de Guarujá aguarda há um ano e oito meses um parecer da Cetesb sobre o licenciamento para a implantação de um pátio de caminhões.

Ainda que essa seja obra considerada de máxima urgência, já que virá a disciplinar o tráfego de caminhões e carretas na área, além de oferecer condições mais dignas de vida aos caminhoneiros, não se vê maior empenho por parte das autoridades estaduais para acelerar os trâmites para se colocar em funcionamento esse pátio.

Diante disso, urge que os prefeitos da Baixada Santista e os parlamentares da região pressionem o governo do Estado a fim de que sejam aceleradas ações para melhorar a logística e a infraestrutura não só no Polo Industrial de Cubatão como também nas áreas portuárias de Santos e Guarujá.

Mauro Lourenço Dias é vice-presidente da Fiorde Logística Internacional, de São Paulo, e professor de pós-graduação em Transportes e Logística no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas.

Palavra do Leitor

Boas Festas

O Diário recebe e retribui votos de Boas Festas a Automotive Business; Citroën do Brasil; Camila Bicudo; Printer Press Comunicação Corporativa; Camila Lima; Amanda Moscardini; Pensamento Nacional das Bases Empresariais; Equipe InformaMídia Comunicação; WR Press Comunicação Estratégica; Wanessa Fischer; MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi; Insider2 Comunicações; Link Comunicação Empresarial; Oficina de Mídia; Borg Warner Brasil Ltda; Arnaldo Iezzi Jr; Daniele Valério; Canal Aberto Assessoria de Imprensa; Adriana Bueno Comunicação e Equipe; Octopus; Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Saúde; João Mendes Assessoria; Salão Bike Show; Estúdio J Assessoria; Green House Móveis; Assessoria de Imprensa e Comunicação da Prefeitura de São Paulo; Bardahl Promax; Cristina Carola; Buffet Santa Cruz; Piracanjuba; Juliana Morato; Hélio Castroneves; Castroneves Racing; Parluto Advogados; Solvay Rhodia.

AME

Vanessa Damo, a verdade sempre incomoda! Existe a sua verdade e a verdade dos outros e ela fica menor quando tenta se impor à dos outros em momento inoportuno, onde o mais importante seria e é pontuar ações para garantir o pleno funcionamento desse equipamento público essencial, que é o Ambulatório Médico de Especialidades em Mauá.

Gecimar Evangelista

Mauá

Escândalo de Lula

Não sei se é impressão minha, mas de qualquer forma sinto cheiro de pizza no ar em relação ao processo do Mensalão. Aquele que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nunca ter existido? Antes de pronunciar tal coisa, ele não via TV, não? Lula está doente, inclusive, desejo a ele melhoras. Foi presidente do Brasil e deve ser respeitado não só como ex-presidente, mas como pessoa também! De qualquer forma, o processo está atrasado e, se tudo der certo, o maior escândalo de corrupção do governo Lula só será julgado em 2013.

Edson Rodrigues

Santo André

Mensalão continua

Se o Mensalão houvesse sido descontinuado o Planalto não teria sólida maioria no Congresso, porque congressista precisa de ‘incentivo' para apoiar as medidas provisórias e tudo mais que lhe interessa. Agora mesmo o Executivo só conseguiu que a DRU fosse aprovada depois de anunciar a liberação de R$ 1 bilhão para emendas parlamentares, 10% dos R$ 10 bilhões - e isso é variante de mensalão. Só conseguirá aprovar outras coisas se forem liberadas mais emendas (mensalões).

Mário A. Dente

Capital

Jornal

As lamentáveis cenas da invasão ao jornal Clarín na Argentina, digna das piores ditaduras, são o que os bolivarianos e seus companheiros petistas chamam de ‘marco regulatório das comunicações'?

Luiz Nusbaum

Capital

Baldeação, não!

Aproveito este espaço neste nosso combativo Diário para cerrar fileiras ao lado dos reclamantes usuários dos trens da Linha 10-Turquesa, com partida da Estação Rio Grande da Serra à Estação Luz, agora à Estação Brás. A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos teima em querer perpetuar essa desastrosa medida, em total descaso com os idosos, deficientes, senhoras e crianças, pois os trens indicados para baldeação à Estação Luz na Estação Brás estão sempre lotados, tornando impossível e perigoso o embarque de pessoas com limitações de locomoção. Esperamos que o senhor Jurandyr Fernandes, responsável pela secretaria, pare por aí e que essa discriminatória política de transporte não penalize mais cinco cidades de grande importância para o Grande ABC de maneira tão severa. Finalmente: alertai senhores prefeitos de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano, 2012 está batendo à porta.

Íris Moreira de Santana

Rio Grande da Serra




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