Internacional Titulo
Moradores fogem do confronto entre facçoes rivais em Cabul
Por Do Diário do Grande ABC
27/06/1999 | 14:11
Compartilhar notícia


Centenas de moradores abandonaram suas casas fugindo do confronto entre facçoes afeganes rivais, que se enfrentam com intenso fogo de artilharia ao norte de Cabul, capital do Afeganistao. Pelo menos duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas, segundo testemunhas.

Muitos moradores buscavam refúgio em suas casas, enquanto outros fugiam, no momento em que ocorriam os combates com armas de artilharia entre as milícias islâmicas talibas e os rebeldes que controlam territórios ao norte. 'Várias bombas explodiram perto da minha aldeia``, contou Salman Ghulam Mohammed, morador de Shakardara, uma aldeia situada a apenas 10 quilômetros da frente de batalha.

O comandante taliba Mullah Shamsul Haq afirmou que 'a oposiçao começou o ataque contra nossas posiçoes, mas nao houve baixas em nosso lado porque estamos protegidos em bunkers``. Segundo ele, uma mulher morreu e um homem ficou ferido em um povoado vizinho à zona sob ataque das forças opositoras. 'Nossos combatentes responderam``, acrescentou.

Os talibas, que seguem uma linha ortodoxa islâmica, mantêm o controle de 90% do território do Afeganistao, incluindo Cabul. Eles combatem grupos rebeldes, integrados por setores minoritários da populaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;