Setecidades Titulo Sustentabilidade
Concurso literário fomenta sonhos de jovens estudantes de S.Bernardo

Alunos da EE Doutor José Fornari participaram do Desafio ontem

Por Bianca Barbosa
Especial para o Diário
30/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 A 12ª edição do Desafio de Redação já percorreu 18 escolas estaduais de São Bernardo. A equipe do Diário esteve presente ontem na EE Doutor José Fornari, na Vila Baeta Neves, durante a aplicação das provas, e conversou com alunos sobre o tema Uma Atitude Sustentável Pode Mudar o Mundo. Para os jovens, o simples ato de escrever um texto sobre o meio ambiente é oportunidade de concretizar o sonho de cursar o Ensino Superior.

A estudante Sarah Luíza de Jesus Pereira, 16 anos, tem o desejo de ingressar na faculdade de Ciências Econômicas. “Minha meta é conseguir fazer o máximo na redação para ver se consigo a bolsa”, contou. O primeiro colocado na categoria 3º ano do Ensino Médio no concurso literário terá como prêmio bolsa de estudos integral em curso de livre escolha na USCS (Universidade Municipal de São Caetano). “Realizei pesquisas, conferi uns dados para saber se algumas informações que pretendia colocar no texto eram verídicas”, destaca sobre o período de preparação para a prova.

Apesar de jovem, a estudante do 9º ano do Ensino Fundamental Sabrina Meneghel Pires, 14, projeta um futuro em que dará orgulho e ajudará a família. “Meu sonho é um pouco pessoal, mas também envolve o planeta. Há pessoas precisando de ajuda no mundo. Minha irmã é usuária de drogas, e o meu sonho é tirar ela deste caminho”, revelou a adolescente, que pretende ser administradora de empresas. “Escrevi (na redação) que o planeta está chorando e a gente não está fazendo quase nada pra aliviar as suas lágrimas. Se não ajudarmos, o que vai ser do nosso planeta daqui há quatro, cinco anos?”, questionou.

“Assim que recebemos o tema, pedimos aos professores que passem para as turmas. Sustentabilidade é um assunto importante, principalmente porque vamos aplicar o plano pedagógico, neste trimestre, com o reaproveitamento de materiais”, destacou a coordenadora Renata Bonadio, que está há 16 anos da rede de ensino público.

A professora de Português Gabriela Poti concorda. Ela observou que trabalha assuntos atuais no ambiente escolar, além de promover o reforço de produções de texto. “Eles (alunos) fizeram revisão da estrutura de uma dissertação. Conseguimos trabalhar com diferentes vertentes, inclusive poemas, artigos de opinião, narrativas. Teve aluno que imaginou uma cidade sustentável, então deu para ter muita criação e eles desenvolveram o senso critico, que é fundamental”, explicou.

O Desafio de Redação é correalizado pela USCS, com patrocínio da Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), além do apoio da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;