Economia Titulo
BC da Indonésia eleva juro básico em 0,25 ponto, após queda da lira turca
15/08/2018 | 06:06
Compartilhar notícia


O Banco Central da Indonésia decidiu nesta quarta-feira elevar sua taxa básica de juros - a de recompra reversa de sete dias - em 0,25 ponto porcentual, a 5,5%, na esteira do recente tombo da lira turca que afetou os mercados financeiros globais e países emergentes, incluindo a própria Indonésia.

Sete de 14 economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam que o BC indonésio mantivesse o juro básico inalterado em 5,25%. Outros cinco economistas previram a alta de 0,25 ponto porcentual e dois projetavam uma elevação mais acentuada, de 0,5 ponto.

A Indonésia é o último país emergente a elevar juros desde a forte desvalorização da lira. Na segunda-feira (13), o BC da Argentina aumentou seu juro básico em 5 pontos porcentuais, para o nível recorde de 45%.

Entre sexta e segunda-feira, a lira turca acumulou fortes perdas ante o dólar em meio a desavenças entre Turquia e EUA. Desde ontem, porém, a moeda turca vem mostrando tendência de recuperação. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;