Política Titulo Nome à Prefeitura
Natural, diz Marinho sobre Luiz Fernando em 2020

Ex-prefeito de S.Bernardo admite que deputado estadual pode representar petismo na eleição municipal

Por Daniel Tossato
Diário do Grande ABC
12/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Prefeito por dois mandatos em São Bernardo e candidato do PT ao governo do Estado, Luiz Marinho admitiu que o deputado estadual e postulante à reeleição Luiz Fernando Teixeira (PT) é um dos nomes do partido para disputa à Prefeitura são-bernardense em 2020. “Acredito que seja um movimento natural (de Luiz Fernando), mas ainda temos que pensar nas eleições de 2018.”

A especulação em torno de 2020, embora o PT reforce que não seja algo oficial, permeia os bastidores do petismo desde que Tarcisio Secoli, nome escolhido por Marinho para o pleito de 2016, sequer foi para o segundo turno – ficou atrás do atual prefeito Orlando Morando (PSDB) e do deputado federal Alex Manente (PPS).

No mês passado, em visita ao Diário, Luiz Fernando reconheceu desejo de representar a legenda na eleição municipal, afirmando que Marinho agora trilha caminhos maiores na política. “O Marinho já pediu para eu me preparar. E tenho me preparado para o debate. Estou à disposição do partido para essa missão”, reconheceu o parlamentar, à ocasião.

O nome de Luiz Fernando chegou a ser defendido por alas do PT para o pleito de 2016, sob alegação que, por ser empresário, o petista poderia captar votos da classe média de São Bernardo, acostumada a votar em Morando ou em Alex, além de trafegar com tranquilidade, por causa do PT, na periferia da cidade. Oriundo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, como Marinho, Tarcisio tem perfil diferente e não conseguiu driblar a imagem crítica que o PT carregou naquele processo eleitoral, em especial entre a classe média do município.

A declaração de Marinho deve movimentar ainda mais o cenário no petismo municipal. Isso porque o núcleo sindical da sigla na cidade, de maneira incipiente, discute ter um nome próprio no pleito de 2020 e essa figura seria a de Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC por dois mandatos. Não à toa Rafael tem transitado com Marinho na pré-campanha ao governo do Estado.

Dentro do PT, a imagem de Rafael é tratada com carinho. Ele foi cotado para concorrer à Prefeitura de São Bernardo em 2016, ideia que não avançou devido ao acirramento político que se avizinhava. Depois, cogitou-se apostar numa candidatura dele a deputado federal, projeto declinado para evitar rachas maiores no partido.

Uma das provas que o debate para 2020 será duro e o consenso precisará ser construído à base de muito diálogo foi o posicionamento do deputado estadual Teonilio Barba quando leu a declaração de Luiz Fernando. “Quem está pensando em 2020, e não nas eleições de 2018, comete um grave erro contra sua vida política”. Ele disse também que, neste momento, os parlamentares do partido tinham que focar em montar uma “bancada forte”.

Nesta semana, o diretório municipal do PT assegurou que a eleição à Prefeitura de São Bernardo passa longe dos debates internos. Assinada pelo presidente do partido em São Bernardo, Brás Marinho (irmão de Luiz Marinho) e pelo secretário geral Cleiton Leite Coutinho, nota diz que o partido está “concentrando todas as nossas forças nas campanhas de Lula inocente, Lula livre e Lula presidente; Luiz Marinho governador; Eduardo Suplicy e Jilmar Tatto senadores, bem como para manter e ampliar nossa bancada de deputados estaduais e federais na região”.

“Em momento oportuno a direção do Partido dos Trabalhadores fará o debate acerca das eventuais ou pretensas candidaturas que se apresentem, sempre buscando a unidade. Ressaltamos as qualidades que obviamente credenciam os nomes ventilados até aqui pela mídia regional, bem como dos diversos quadros políticos que possuímos na cidade”, concluiu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;