Memória Titulo MEMÓRIA
Raymundo, 80 anos. A festa de um motorista em Santo André
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Raymundo Gonçalves Sobrinho alcança os 80 anos e será surpreendido com suas fotos e as fotos da mulher, Zelinda, no Diário. A ideia do neto Augusto e demais familiares é evitar que o Sr. Raymundo leia o Diário hoje e veja a notícia na festa de aniversário a ser realizada amanhã. Recortes da Memória serão entregues a todos os convidados.

Baiano de Juazeiro, motorista aposentado, Sr. Raymundo tem a história documentada pela família. Um áudio foi elaborado. E agora vem a identificação das fotos do seu acervo e da sua mulher, dona Zelinda.

Fica a sugestão da Memória aos netos: depois da surpresa de amanhã, mostrem as fotos não identificadas ao Sr. Raymundo e à dona Zelinda. Digitalizem todas as imagens. Distribuam entre os familiares. E preservem esta história, que é a mais bonita de todas, porque é a história de vocês.

NOSSOS CAMINHOS

Na história de Raymundo Gonçalves Sobrinho, as viagens urbanas de ônibus em Santo André e região. Quem mais que um motorista veterano conhece os caminhos cada vez mais adensados do Grande ABC?

Outro desafio aos netos: seguir com o Sr. Raymundo e dona Zelinda por esses caminhos em permanente transformação das ruas locais. Por onde seguiam as linhas de ônibus, por onde seguem hoje. Vocês terão belas surpresas que, pedimos, dividam conosco aqui em Memória.

LINHA DO TEMPO

Filiação – José Gonçalves Filho e Maria Gonçalves da Cunha.

Nascimento – 19 de abril de 1938

Registro – 19 de maio de 1938

Onde nasceu – Fazenda do Barbeiro, Juazeiro, na Bahia.

A MUDANÇA

Outubro de 1952 – Aos 14 anos, deixa a Bahia e chega a São Caetano.

O CASAMENTO

19-5-1962 – Casa-se com Zelinda Gonçalves, natural de Amparo, Interior de São Paulo. O casamento foi realizado na igreja Joana D’Arc, na Vila Vitória, em Santo André.

Filhos – Antônio Carlos, Adilson e Sueli.

Netos – Augusto, Vanessa Zenardi, Adilson, Angélica, Ricardo
Bisnetos – Laio da Silva, Zaion, Lana Kinastowska, Felipe Ferreira Toth


Diário há 30 anos

Quinta-feira, 19 de maio de 1988 – ano 31, edição 6756

Manchete – Projeto de Quércia (Orestes, governador do Estado de São Paulo) ameaça a Represa Billings. A proposta de anistia às construções irregulares significa reconhecer loteamentos clandestinos e invasões.

Acidente – Tubulação da Petrobras provoca vazamento na Via Anchieta.

Guido Fidelis (crônica) – O perigo de regressar sobre hora marcada.


Em 19 de maio de...

1873 – Nasce, em Viena (Áustria), Rudolf Streiff, fundador de uma das primeiras indústrias de Santo André, a fábrica de cadeiras e móveis Streiff, no fim do século 19.

1918 – Anunciado novo jogo do Primeiro de Maio FC, do distrito de Santo André, pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão, frente ao Ruggerone, no Parque Antarctica.

Time principal: Carlos, Angelo e Palma, Júlio, Cássio e Mario, Antonio I, Veríssimo, Armando, Attilio e Heitor.

Segundo quadro: Ido Beccheri (presidente do clube), Paschoal e Bury, Andreatta, Emílio e José; Henrique, Salvador, Antonioli, João e Domingues.

Nota – Fundado em 1913, o Primeiro de Maio já havia participado do Campeonato Paulista em 1917. Foi o primeiro clube do Grande ABC a participar de um certame de tamanha envergadura.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a iminência do desencadeamento de novo esforço alemão; a chegada dos novos exércitos norte-americanos na frente inglesa.

1953 – Fundada a Scasa (Sociedade de Cultura Artística de Santo André).

1968 – Diário lança página literária.

1973 – Diário celebra o 15º aniversário e homenageia a funcionária mais antiga, Leida Gragel Papalardo, 14 anos de casa.

1978 – Presidente Geisel inaugura unidade de polipropileno na Polibrasil, em Mauá.
Scania volta a parar e greve atinge toda a região. São 27 mil metalúrgicos paralisados.


Hoje

Dia do Defensor Público

Santos do Dia

Crispim de Viterbo

Ivo

Prudenciana


Nas Ondas do Rádio

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Copas do Mundo – nono de uma série de 12 programas: o desfecho da segunda Copa do México, em 1986.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, depois do futebol da noite, com reprise amanhã, às 5h.


Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 19 de maio:

Em São Paulo, Bertioga. Elevado a município em 19 de maio de 1991, quando se separa de Santos, de quem era distrito. E mais: Alambari, Araçariguama, Arapeí, Barra do Chapéu, Bertioga, Cajati, Campina do Monte Alegre, Canitar, Dourado, Emilianópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Hortolândia, Novais, Potim, Ribeirão Grande, Saltinho e Tuiuti

No Mato Grosso, Alta Floresta e Cotriguaçu

No Maranhão, Alto Parnaíba

Em Pernambuco, Bom Jardim, Lajedo, Moreilândia e Quipapá

No Rio Grande do Sul, Caiçara e Ciríaco

Na Bahia, Palmas de Monte Alto

Em Santa Catarina, Pinheiro Preto

No Rio de Janeiro, Rio Claro

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;