Setecidades Titulo DIREITOS HUMANOS
USCS promove evento para a comunidade

De segunda-feira até o próximo sábado, centro de ensino oferece atividades diversas gratuitas

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
19/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Levar a população à reflexão e ao debate acerca dos direitos humanos, assunto que gera ampla discussão, é o objetivo da 13ª edição do Universidade Aberta, ação desenvolvida pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e que acontecerá entre segunda-feira e o próximo sábado, das 8h às 21h30.

Durante todo o evento, serão realizadas palestras, oficinas, debates e intervenções artísticas, envolvendo o tema De Casa Grande & Senzala à Declaração Universal dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea. Todas as atividades, que ocorrem nos campi da USCS (Centro e Barcelona), são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. A programação pode ser conferida no endereço uscs.edu.br/sites/ua.

Segundo o professor de Comunicação da USCS e um dos coordenadores do Universidade Aberta Ricardo Carvalho de Almeida, o projeto tem como característica principal reunir linguagens artísticas em consonância com a produção e o debate acadêmico de forma transversal, sobre temas de interesse coletivo da sociedade.

“O tema foi escolhido por conta do que está ocorrendo nos contextos político, econômico e social, em meio a ano eleitoral, onde pode ter encaminhamento para mudança de rumo e de <CF51>status quo das pessoas”, fala Almeida. “Como o evento tem os componentes artístico e cultural, escolhemos como fio condutor a obra do Gilberto Freyre (autor do livro Casa Grande & Senzala, de 1933), que tem vários elementos para discutir esse tema dos direitos humanos”, acrescentou.

Em 2018, a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, e que defende a igualdade e a dignidade das pessoas , completa 70 anos. “É pertinente debater o tema, assim como termos em vista os avanços e retrocessos”, diz o professor.

Integrando o ciclo de debates do evento, no dia 26, às 9h30, será realizado o seminário Se é Fake, Não é News, em parceria com o Diário e que contará com a mediação do Diretor de Redação Evaldo Novelini. “A participação da população nas atividades é importante não só para ampliar a abrangência desses debates, mas para amplificar a discussão dentro das casas e no grupo de amigos, levar um exercício de cidadania”, pontua o professor.

SÃO BERNARDO

Na cidade, o Centro Universitário FEI promoverá hoje o evento FEI Portas Abertas, das 9h às 16h, em seu campus, na Avenida. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção.

O evento será voltado aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio, com mais de 100 atividades. Em oficinas e palestras gratuitas, os estudantes poderão vivenciar o dia a dia dos cursos de Administração, Ciência da Computação e oito Engenharias – Civil, Elétrica, Automação e Controle, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Têxtil. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;