Memória Titulo Lembrança
Galeria do Grande ABC
Por Ademir Medici
03/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 O Grande ABC e suas imagens. Riquíssimas. Bem nossas. De não dever nada a ninguém. Tivemos e temos ótimos fotógrafos. Tivemos e temos amadores que podem não brilhar, tecnicamente, nas imagens captadas, mas em cada uma delas sobressai-se o sentimento de registrar, historiar.

Neste sabadão, algumas destas imagens, recém-chegadas, aqui inspiradas, legendas completadas.

A memória do Grande ABC, verdadeiramente em construção.

 

SÃO BERNARDO. O funcionalismo público reunido na década de 1960 no Restaurante Sabiá, hoje Florestal, da Rota do Frango com Polenta. Entre os fotografados, o futuro prefeito Aron Galante, João Evangelista Coelho, Carlos Reis de Miranda e irmão, Sisto Toledo, Antonio Lazzuri, Marcelo Battistini, Valfrido César, Ovídio Prieto Fernandes, Estanislau, José Carlos Soares de Oliveira

Nota – Não havia celulares à mesa, apenas refrigerantes, salada, cerveja e franguinho com polenta; funcionalismo unido, a associação conhecida por ser entidade representativa da classe, função que ficou na história.

 

PARANAPIACABA. Francisco Hurtano Cano Junior foi relacionado para defender o Brasil na Primeira Guerra Mundial, em 1918. Não precisou viajar. Constituiu família. Está sepultado no Cemitério Bom Jesus de Paranapiacaba.

Nota – Francisco Hurtado Cano: eram três. O patriarca. O filho. O sobrinho. Este último, músico com armazém em Paranapiacaba. O que escapou da guerra tinha um apelido: Corrito.

 

SÃO CAETANO. Deolinda Garcia completou quarta-feira passada 104 anos de vida. Família reunida. Ela é irmã do líder autonomista e ex-prefeito e ex-deputado Anacleto Campanella. Lúcida e conversadeira.

Nota – Dona Deolinda é filha de Teresa e Michele Arcângelo Campanella, imigrantes italianos que tiveram nove filhos: seis mulheres, três homens.

 

RIO GRANDE DA SERRA. A posse da prefeita Irinéia José Midolli em 31 de janeiro de 1973, com quatro personagens agora identificados: à esquerda, o vice-prefeito Sidney Vieira; depois, também em pé, o vereador Oswaldo Salles Cunha; sentado: Geraldino Lotti Filho, o prefeito que completava o mandato

Nota – Quem completa a identificação é o pesquisador Octavio David Filho. Ele conta que o vice-prefeito Sidney Vieira, cunhado de Irinéia, foi seu colega de trabalho na Eletrocloro.

 

Em 3 de fevereiro de...

1918 – Notícias do Tiro Brasileiro de Guerra número 34, de São Bernardo, sediado no distrito de Santo André:

Atirador Américo Rosa transfere-se para Botucatu.

Primeiro sargento Romulo Pasqualino reassume o comando do TG; na sua licença foi substituído por Elias Vita.

Amanhã exercício marcado para as 12h, ‘caso permita o tempo’.

1928 – Fundado o Esporte Clube São Bernardo, o ‘Esporte’ da Vila.

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 3 de fevereiro:

Em Alagoas, Jequiá da Praia

Em Santa Catarina, Urubici

Fonte: IBGE

 

Santos do Dia

São Brás de Sebaste (Armênia, falecido no ano 316). Médico e bispo de Sebaste. A tradição da ‘Bênção de São Brás’, ou ‘Bênção das Gargantas’, que se faz cruzando duas velas sobre as gargantas, se atribui a um milagre que o santo fez em vida, quando curou uma criança que morria engasgada com um osso na garganta.

Oscar

Celerina

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;