Política Titulo Por onde anda
Ex-vereador Paulo Dias ensaia retorno à política

Após ano sabático em sítio no Interior, petista é contratado pelo gabinete de Teonílio Barba na Assembleia Legislativa

Por Humberto Domiciano
07/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução/Facebook


 Menos de um ano após ter anunciado a aposentadoria da política, o ex-vereador e ex-secretário de Educação de São Bernardo Paulo Dias (PT) articula uma volta ao cenário. O petista está lotado no gabinete do deputado estadual Teonílio Barba (PT) como assistente parlamentar (contratado desde novembro e com salário de R$ 7.541,98 brutos) e desempenha suas atividades na região onde mora, em Itapetininga, Interior do Estado.

O ex-vereador afirmou, no entanto, que não pensa em se candidatar a deputado neste ano, apesar de admitir que seu grupo político tentou convencê-lo a disputar as eleições. “Muita gente apostava que deveria voltar a ser candidato a deputado ou até em 2020 a ser candidato a vereador, mas isso não está em cogitação. Tive uma pressão razoável, até porque o PT precisa de candidatos. Hoje não tenho condições (de ser candidato). Quando me candidatei pela primeira vez, já havia comunicado que só teria dois mandatos. Ajudarei neste ano o deputado Barba na campanha de reeleição”, pontuou.

Segundo ele, o trabalho exercido na Assembleia Legislativa está ligado à pesquisa de possíveis soluções na área de emprego e renda. “Estou trabalhando no mandato, focando em possibilidades de geração de emprego. Um dos temas que tenho estudado é a indústria 4.0 e questões de nanotecnologia, microgenética e robótica. A mão de obra deve ser afetada no futuro e é preciso pensar em políticas para distribuição de renda a todos os trabalhadores”, prosseguiu.

Desde que saiu da gestão do ex-prefeito Luiz Marinho (PT), no fim de 2016, Paulo Dias passou a se dedicar à criação de tilápias em um sítio na cidade de Itapetininga.

Sobre o afastamento da vida política, o petista destacou que a paralisação se deu por razões de saúde. “Não me sentia bem psicologicamente e precisava me afastar de tudo. Sequer atendia ao celular. Tenho um sítio faz nove anos e neste período (do ano passado) fiquei isolado de todos. Até melhorar a situação, quando voltei a trabalhar, vender na feira e produzir. O contato que tive com as pessoas nas cidades da região, como Tatuí e Sorocaba, ajudou nessa volta”, explicou o ex-parlamentar.

HISTÓRICO
Em 2015, Paulo Dias assumiu a Secretaria de Educação, em substituição a Cleuza Repulho (PT), que tinha sido alvo de denúncia por parte do Gaeco ABC (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Durante sua gestão, o petista conseguiu reduzir os gastos do Paço com a compra de uniformes em R$ 15 milhões e promoveu o retorno da merenda escolar à rede municipal, que havia sido suspensa por sua antecessora na Pasta. A medida havia causado forte desgaste ao governo Marinho na ocasião.

Paulo Dias é oriundo do movimento sindical e chegou pela primeira vez à Câmara em 2008, após ser eleito com 4.890 votos. Neste mesmo pleito, o então candidato Luiz Marinho conquistou pela primeira vez o comando da Prefeitura de São Bernardo. Quatro anos mais tarde, Paulo Dias se reelegeu, obtendo 5.384 sufrágios. O grupo sindical de São Bernardo, na eleição de 2016, apostou em Ana Nice Martins (PT), eleita com 4.090 votos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;