Setecidades Titulo Conscientização
Municípios da região produzem 1.800 toneladas de lixo por dia

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
29/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Estudo elaborado pela especialista em recursos hídricos e professora da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Marta Ângela Marcondes aponta produção de 1.800 toneladas de lixo por dia nos sete municípios do Grande ABC. A alta quantidade de resíduos produzidos faz a região enfrentar atualmente cenário “assustador” no que diz respeito à destinação destes materiais.

“Hoje, boa parte desse material vai para aterros. No entanto, vivemos também um problema de falta de conscientização da população que, ao mesmo tempo em que consome mais, infelizmente também destina esses resíduos em locais impróprios, como é o caso da Represa Billings e até mesmo vias públicas”, alerta a especialista.

Embora destaque a necessidade de investimento do poder público em ações para aprimorar o serviço de destinação do lixo – em 2016, municípios do Grande ABC gastaram R$ 261 milhões para enterrar todo o resíduo produzido na região – a especialista alerta para um ponto deixado de lado pela população: a questão do consumo consciente. “As pessoas precisam ter ciência de que tudo que elas compram será lixo no futuro. Portanto, é preciso que elas comprem com consciência e, o mais importante, que busquem saber a destinação correta de cada lixo. Se comprar um celular e ele quebrar, leve ao fabricante, pois ele tem o dever de fazer o descarte corretamente”, alerta.

CONCURSO LITERÁRIO

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema, neste ano a 11ª edição do Desafio de Redação – concurso literário promovido pelo Diário – propõe para estudantes discorrerem sobre o assunto O Lixo Nosso de Cada Dia.

Ontem, nove escolas de Santo André e de Mauá participaram do desafio. “Nossas crianças e adolescentes precisam discutir o tema desde cedo, pois eles serão nosso futuro. E o Desafio de Redação abre essa oportunidade maravilhosa”, afirma Marta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;