Memória Titulo
São Bernardo congela os impostos por três anos

Encerramos a Semana Natal Vertamatti...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Encerramos a Semana Natal Vertamatti. Moço - aos 88 anos - Natal tem uma força narrativa expressiva, cadenciada. É gravar e transcrever. Pronto, e mais uma crônica é registrada.

Do currículo do nosso depoente, o lado jornalístico. Natal Vertamatti foi sócio e presidente do jornal A Vanguarda. Ali manteve a coluna O Mirante. Num segundo momento, na Folha de S. Bernardo, ocupou-se da coluna Evidências.

A transcrição dos seus artigos reviveria muito do cotidiano político e social da cidade de São Bernardo de 40, 50 anos atrás.

Neste encerramento, destacamos um dos projetos de lei apresentados à Câmara por Natal Vertamatti: o que congelou os impostos municipais durante três anos: 1957, 1958 e 1959.

O prefeito Aldino Pinotti vetou a matéria, e a Câmara - que Natal presidia - derrubou o veto. Imagine o murmurinho da época, quando a inflação era chamada de carestia e atingia todas as faixas, afetando ainda mais o trabalhador. 

Procissão
Depoimento: Natal Vertamatti

Padre Fiorente Elena combinou que a Corporação Musical Carlos Gomes ensaiasse com o Coral Santa Cecília para a procissão eucarística, o que ocorreu no antigo Salão Paroquial.

Depois, a procissão saiu da Rua Tenente Sales. Ela se esparramou pela Rua Marechal Deodoro na direção da Igreja Matriz.

Nenhum carro foi autorizado a passar ou estacionar na Marechal e, naquele tempo, nenhuma carroça também, para não atrapalhar o desfile imponente.

Quando a procissão entrou na Marechal Deodoro, a banda tocando e o coral interpretando: "Queremos Deus...".
A Marechal Deodoro vibrava, de fé, entusiasmo. Imagine a alegria, a satisfação do padre Fiorente conduzindo o corpo de Cristo. Uma passagem inesquecível.
Festa de São Bartolomeu

A festa de amanhã (domingo, 26) no Parque Estoril, em Riacho Grande, a partir das 10h30, preserva um velho costume de São Bernardo: o piquenique, um grande piquenique. As famílias levam seus comes e bebes, assistem à missa, admiram as fotos e documentos expostos, cantam e dançam. Não há venda de alimentos e bebidas. É, de fato, um grande piquenique, aberto a todos.

Em destaque, o lado religioso. São abençoadas as urnas da capela de São Bartolomeu que contêm terra dos túmulos de italianos com descendentes em São Bernardo. A terra foi trazida do cemitério de Chiozza, Itália, ainda nos tempos do padre Fiorente.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: a música de Irving Berlin, um dos maiores compositores do século 20. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Pena Branca e Xavantinho.. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 25 de agosto de 1982 - Nº 4.989
Manchete - Justiça apura denúncias de corrupção. Acusados os prefeitos Lincoln Grillo (Santo André), Tito Costa (São Bernardo), Lauro Michels (Diadema) e Dorival Rezende (Mauá).
Artes - Euclides A. Rios, andreense, inaugura exposição de 60 óleos sobre tela no Clube Atlético Paulistano, em São Paulo.
"Nasci para ser pintor. O fato de ter cursado uma escola de engenharia e de ter chegado a engenheiro principal de um grande complexo industrial em Santo André, foram meros acidentes" (entrevista a Enock Sacramento).

EM 25 DE AGOSTO DE...
1822 - Dom Pedro, príncipe regente, entra solenemente em São Paulo.
1972 - Chico Buarque canta no Primeiro de Maio, em Santo André, acompanhado do MPB-4. Entre os promotores do show, Tidinho Rocco.
- São Bernardo inaugura o 2º Salão de Móveis e Exposição de Máquinas Automáticas para Madeira no Centro de Convenções, Feiras e Certames da Avenida Redenção, promoção do Sindicato da Indústria de Marcenaria, cujo presidente é Waldemar Franchini.
1977 - Prefeito Raimundo da Cunha Leite, de São Caetano, inaugura o novo prédio do Fórum, na Estrada das Lágrimas, e a Casa do Albergado, na Rua Piauí.

MUNICÍPIO PAULISTA
Barretos. Fundado em 25 de agosto de 1854 com o nome de Arraial dos Barreto. Elevado a município em 1885, quando se separa de Jaboticabal

HOJE
Dia do Exército Brasileiro, Dia do Feirante e Dia do Soldado. Na região, Dia da Sociedade Amigos de Mauá.

SANTOS DO DIA
José de Calazans, Luiz de França, Maria Del Trânsito Cabanillas, Bv. Metódio, Nemésio e Patrícia.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes, 2012.
Na foto, Nossa Senhora com Menino Jesus. Século 18. Óleo sobre madeira. Procedência: convento de Santa Clara, Taubaté (SP).
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;