Internacional Titulo
Militares espanhóis sao submetidos a exames médicos
Por Das Agências
23/12/2000 | 14:11
Compartilhar notícia


Os 32 mil militares espanhóis que em algum momento serviram na força de paz em Kosovo serao submetidos a um exame médico para determinar se estiveram expostos a radiaçoes vinculadas ao uso de armas com urânio empobrecido, anunciou o Ministério da Defesa.

``Para tranqüilizar a nós mesmos, já que muitos demonstraram preocupaçao, serao feitos exames em todos', declarou o coronel médico Luís Villalonga, da inspeçao geral de saúde do Ministério de Defesa, durante uma entrevista à imprensa ontem em Madri.

O coronel Villalonga explicou que já foram realizados 5 mil exames desde fevereiro passado em soldados espanhóis, ``sem que tivesse sido detectada qualquer anomalia radiológica relacionada com o urânio empobrecido'.

Desmentiu a informaçao de uma emissora de televisao segundo a qual um soldado espanhol acantonado em Kosovo teria morrido de leucemia depois de ser exposto a radiaçoes causadas por armas de urânio empobrecido utilizadas pela Otan durante seus bombardeios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;