Memória Titulo
Um álbum familiar e a construção da história

A memória é um imenso castelo, silencioso, repleto de labirintos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"A memória é um imenso castelo, silencioso, repleto de labirintos. Percorrer seus imensos salões e galerias permite apreciar obras incríveis, pinturas e esculturas de acontecimentos vividos ou apenas imaginados. É retornar a um mundo estranho onde o invisível, pelo efeito de luz e sombras das recordações, ganha formas e abre o portal da eternidade do passado, ‘o mar que o sol invade', no dizer de Arthur Rimbaud".

Guido Fidelis, escritor e jornalista.

* * *

Professor João Paulo de Oliveira, de Diadema, mostra como é possível contar ou ao menos ilustrar a história de uma cidade a partir de fotos familiares. As selecionadas hoje são da década de 1940.

Mostram as imagens: 1) uma corrida de bicicletas; 2) aspectos do histórico Bairro de Piraporinha, um dos mais antigos do Grande ABC e da Grande São Paulo: 3) momentos que antecederam a construção de trevo da Via Anchieta, na chamada Vila Camponesa, altura do Km 18,5; 4) usos e costumes - como o luto usado no paletó.

O trevo que se construiu na Via Anchieta é hoje cortado pelo sistema trólebus. Ele demarca um cruzamento histórico e secular. Ali se cruzavam dois caminhos: o de interligação São Paulo a Santos e o de interligação entre Santo Amaro e Mogi das Cruzes. Não por acaso ali está o bairro Planalto, cujo nome alude ao planalto histórico de Piratininga, de um tempo imemorial da colonização paulista.

1 - CORRIDA DE BICICLETAS: Imagem perpetua o centro de Piraporinha, bem ao lado da antiga Igreja do Bom Jesus da Pedra Fria. A igreja data de 1882. Atendeu à vontade de José Pedroso de Oliveira, bisavô de João Paulo.

Na foto: Benedito de Oliveira (o quinto ciclista, pai de João Paulo), Fabrício Pedroso Pinheiro (o 6º) e Antonio Pedroso Pinheiro (o 9º); ao fundo, à direita, de chapéu, Cândido Monteiro de Oliveira.

2 - GENTE: Moradores antigos de Piraporinha. João Paulo de Oliveira (homônimo do professor e seu avô, 1884-1947), (?), João Zanke e João Pedroso. Sentadas: uma parteira de Piraporinha, cujo nome não é lembrado, e Piedade Monteiro de Oliveira.

Local da foto: Bom Jesus de Pirapora, cidade visitada anualmente pelos personagens. Dizia-se: "Somos de Piraporinha e vamos à Pirapora".

3 - VIA ANCHIETA: As obras de construção da nova estrada avançam. Aqui é a Vila Camponesa, que desaparecerá com a construção do trevo.

Benedito de Oliveira e esposa Matilde Pinheiro, Apparecida Pedroso Pinheiro (à esquerda), João Paulo de Oliveira (o avô) e Isaura.

A área pertencia aos avós paternos de João Paulo.

4 - DE LUTO: Joaquim de Oliveira e Jorge de Oliveira. Foto tirada em Aparecida ou Pirapora. Na lapela do primeiro, a faixa de luto pelo falecimento do patriarca João Paulo. A data: final de 1947.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 17 de agosto de 1979

Manchete - Macedo (Murilo, ministro do Trabalho) reconhece o estado de greve e pune bancários

Política - Lula, o metalúrgico, critica Figueiredo pela nomeação de Delfim Neto para o Ministério do Planejamento.

Anistia - Abrangência do projeto tem parecer favorável no Congresso.

Santo André - Vereador Mendes Botelho assume na Câmara e critica prefeito Grillo.

Ribeirão Pires - Atraso no pagamento do funcionalismo.

Rio Grande da Serra - Escola impõe faxina a alunos.

Datas - Os 66 anos do Primeiro de Maio (Santo André), os 14 anos do Tijucussu Clube (São Caetano), os 11 anos do Grubase (Grupo Bandeirantes de Selecionadores de Pessoal), com abrangência no Grande ABC.

Polícia - Assaltante preso ao deixar o Fórum de Mauá.

EM 17 DE AGOSTO DE...
1959 - Termina a greve dos estudantes na Escola Industrial Júlio de Mesquita, em Santo André, depois de visita e promessas feitas pelo deputado Anacleto Campanella.

1969 - Corinthians Paulista ganha o Troféu Costa do Sol ao vencer, em Málaga, Espanha, o hoje poderoso Barcelona por 2 a 1. No tempo normal, 1 a 1. Depois foram necessárias quatro prorrogações, até que Benê fizesse o gol que deu o título ao Timão.

- Inaugurado o centro cultural da Sociedade Alameda Glória, em São Bernardo.

HOJE
Dia do Patrimônio Histórico.

SANTOS DO DIA
Beatriz da Silva, Isaac, Jacinto de Cracóvia, Mamede, Reinilda e Servo.

Jacinto, o Apóstolo da Polônia. Fundou vários conventos em seu país, onde faleceu em 15 de agosto de 1257.

Turma do Rudge
Em memória: Acácio Feliciano, Ademir Capretz, Álvaro Dotto, Brajola, Buru, Chesman, Fuminho, Geraldinho, Ítalo (Magrão), Job, Maurílio, Peixeiro, Ponce, Toninho (Tião), Toninho Praiano, Zé Feliciano e Zé Louco.

Eles compartilharam momentos do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Fizeram parte de uma família liderada por Maciel e Valdivino. E continuam presentes na agenda da Turma Rudge Ramos Anos 60.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;