Setecidades Titulo
Celafiscs recebe prêmio dos Estados Unidos
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
24/10/2004 | 16:24
Compartilhar notícia


O Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), que neste ano completa 30 anos, tem mais um motivo para comemorar. A entidade conquistou o 1º Prêmio em Saúde Pública e Atividade Física. O título foi concedido pelo CCD (Centro de Controle de Doenças) de Atlanta, nos Estados Unidos, o mais importante órgão de saúde do governo norte-americano.

O reconhecimento do Celafiscs se deve principalmente ao programa Agita São Paulo, criado em 1996, e que popularizou mundialmente o conceito de combate ao sedentarismo. O programa consiste em estimular as pessoas a se dedicarem – pelo menos 30 minutos diários – a desenvolver uma atividade física (de preferência caminhadas). O Agita São Paulo possibilitou a criação do Agita Mundo. O evento é realizado todo dia 6 de abril, desde 2002, simultaneamente em 150 países e teve ainda o reconhecimento da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Nesses dias de mobilização, milhares de pessoas brincam, participam de gincanas, fazem caminhadas e passam por exames de pressão arterial, diabetes, além de receber orientação para combater o sedentarismo.

Atualmente o Agita Mundo também serve de base para um trabalho do Celafiscs numa estratégia global contra a obesidade da população mundial. A pesquisa envolve, além do Brasil, mais 13 países. “Estamos aperfeiçoando a pesquisa para auxiliar as várias ações que a OMS deve realizar em 2005, porque a obesidade é considerada o grande problema do século XXI”, destaca Luís Carlos de Oliveira, instrutor de pesquisas do Celafiscs.

A instituição já havia recebido anteriormente outra importante premiação: o Prêmio Internacional Fundación La Caja de Medicina do Esporte e Promoção da Saúde, durante os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. “Criamos a avaliação de aptidão física, que determina qual é o padrão de normalidade do crescimento e desenvolvimento da criança brasileira. Hoje é utilizado para a triagem em escolinhas de esportes por toda comunidade da América Latina.”

Publicação – Para resumir as três décadas do Celafiscs, a instituição lançou neste mês o livro 1974-2004 – 30 Anos contribuindo com as Ciências do Esporte e da Atividade Física. Mais de 300 profissionais do curso de formação em Ciências do Esporte já estagiaram no centro de estudos.

Depois de iniciar as atividades em um pequeno espaço sob as arquibancadas das piscinas do Estádio Lauro Gomes, o instituição mantém há cerca de duas décadas uma sede fixa em uma sala cedida pela Prefeitura de São Caetano no interior do Ambulatório de Especialidades da cidade, localizado na rua Heloísa Pamplona, no bairro Fundação. O trabalho de pesquisa é realizado por 14 profissionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;