Internacional Titulo
Presidente angolano anuncia eleiçoes em 2002
Por Das Agências
30/12/2000 | 14:50
Compartilhar notícia


Os angolanos elegerao seu novo presidente da República em 2002. Será a segunda eleiçao realizada no país depois de 25 anos de independência, anunciou o atual chefe de estado, José Eduardo dos Santos, na noite de sexta-feira.

Em sua mensagem, o presidente nao informou se tentará se reeleger. O pleito está previsto para o segundo semestre de 2002, segundo Santos, mas a data exata ainda nao foi determinada.

As primeiras eleiçoes gerais da Angola aconteceram em setembro de 1992. O Movimento Popular para a Libertaçao de Angola (MPLA, no poder desde 1975), ganhou entao as legislativas.

Na ocasiao, nenhum candidato à Presidência, entre eles o atual governante, obteve votos suficientes. No segundo turno desta eleiçao, Jonas Savimbi, da Uniao Nacional para Independência Total de Angola (Unita), julgou fraudulento o resultado e retomou a luta armada.

A organizaçao das eleiçoes em 2002 foi uma proposta que o Conselho da República fez a Santos no dia último dia 23.

O atual presidente, que ocupa o poder desde 1979, descartou qualquer possibilidade de negociar a paz com os rebeldes da Unita, convocando-os a depor armas e se entregarem.

A guerra em Angola, que começou em sua independência de Portugal em 1975, já causou mais de 500 mil mortes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;