Política Titulo Divergências
Denúncia sobre contas de água cria rusgas em Mauá

Documento oficializado por vereador governista de Mauá não teve consenso na base de Atila

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
25/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Denúncia de cobrança abusiva nas contas de água por parte da Sama (Saneamento Ambiental da Município de Mauá) provocou a primeira polêmica na base de apoio do prefeito da cidade, Atila Jacomussi (PSB). O vereador Ricardinho da Enfermagem (PTB) formalizou dois requerimentos solicitando a criação de comissão especial de acompanhamento para averiguar queixas apresentadas por moradores sobre a elevação nas contas de água e também pedindo explicações da superintendência da Sama.

A matéria seria lida pela mesa diretora da Câmara durante a sessão da terça-feira, mas, sem consenso entre os parlamentares, o tema deve ser debatido novamente na próxima semana. Para Ricardinho, apesar da falta de acordo, a medida deve ser aprovada pela base. “Tenho conversado com alguns vereadores, e a maioria vai votar a favor da matéria. Acredito que não causaria qualquer incômodo para o governo, que tem sido muito transparente e está dando total liberdade para o vereador fiscalizar”, destacou.

De acordo com o documento registrado pelo petebista, foi relatado aumento de até três vezes nas faturas de consumidores. Outra reclamação se deu quanto ao atendimento e apresentação de recursos para revisão dos valores por parte da autarquia e da Odebrecht Ambiental.

Para o vereador de oposição Marcelo Oliveira (PT) a ação causa desconforto para o Executivo: “Apesar de a manobra de adiamento da leitura estar dentro da normalidade, vejo que a falta de consenso sobre o tema chamou a atenção do governo. De qualquer forma sou favorável à medida e me coloco à disposição para fazer parte da comissão de acompanhamento”, pontuou o petista.

Ainda segundo o parlamentar, existem dúvidas sobre qual procedimento deve ser adotado em caso de cobrança indevida. “Não sabemos se o consumidor pode recorrer ou não antes de pagar a conta, por exemplo”, completou Marcelo.

Procurada pelo Diário, a Sama informou, por meio de nota, que não foi comunicada oficialmente pela Câmara sobre o episódio.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;