Setecidades Titulo Transportes
Edital da Vila Luzita segue sem previsão

A menos de um mês para término de contrato emergencial, Paço ainda estuda certame

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
10/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 Ainda sem previsão para ser publicado pela Prefeitura de Santo André, o edital para segunda contratação emergencial de empresa responsável pelo sistema de transporte coletivo da região da Vila Luzita esbarra em entraves burocráticos dentro da própria administração municipal.

A menos de um mês para o vencimento do contrato de 180 dias firmado junto à Suzantur em 7 de outubro do ano passado, o Paço declara que ainda avalia juridicamente o documento que irá reger o processo. A ação é necessária para evitar sanções judiciais em torno do processo, que previa finalização de licitação para concessão do serviço pelos próximos dez anos até abril. Conforme o artigo 24 da lei 8.666/93, o certame com a Suzantur não poderia ser prorrogado.

Embora o ex-prefeito Carlos Grana (PT) tivesse apresentado proposta de licitação para seleção definitiva de empresa que vai operar 15 linhas de ônibus na região da Vila Luzita, o atual chefe do Executivo, Paulo Serra (PSDB), optou por realizar estudo técnico acerca do transporte coletivo da cidade. “Embora o assunto tenha que ser tratado com prioridade, é o momento oportuno para estudarmos a rede de transporte coletivo como um todo, com destaque ao Sistema Tronco-Alimentado Vila Luzita, projetado há cerca de 20 anos, e oferecer à população o projeto mais adequado”. O edital para elaboração do documento foi publicado nesta semana. A previsão é a de que o processo licitatório seja concluído em 120 dias e que o estudo seja entregue até o fim do ano.

 

CONCESSÃO

Apesar de o Paço ainda não ter previsão para que o edital de concessão definitiva do sistema seja publicado, a administração municipal já estuda exigir da empresa vencedora maior rigor na manutenção preventiva do corredor de ônibus localizado na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo.

A expectativa por parte da SATrans (autarquia responsável pelo transporte municipal da cidade) é a de que a empresa selecionada no certame passe a ter total responsabilidade no recapeamento e requalificação viária da via onde estão localizadas quatro estações do Sistema de Transporte Tronco-Alimentado Vila Luzita.

As exigências, segundo o prefeito Paulo Serra, têm objetivo de solucionar problemas diagnosticados pela atual gestão no serviço oferecido atualmente para cerca de 50 mil passageiros atendidos na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;