Internacional Titulo
Assassino de peruano na Rússia é condenado a 16 anos
Da AFP
25/08/2006 | 16:04
Compartilhar notícia


A justiça russa condenou nesta sexta-feira Igor Pavliuk a 16 anos de prisão pelo assassinato de um estudante peruano em outubro de 2005 em Voronej (sul da Rússia), onde também foram atacados outros jovens, um deles espanhol.

O tribunal reconheceu nesta sexta-feira o caráter racista do assassinato do jovem de 18 anos, vítima de um grupo da cidade onde estudam muitos estrangeiros. O condenado desferiu várias facadas no estudante.

O processo de 13 jovens residentes em Voronej e envolvidos no homicídio começou em abril. Este é um caso considerado emblemático pois mostrará a vontade da justiça russa de punir as agressões racistas, freqüentemente minimizadas e qualificadas como simples atos de ‘vandalismo’.

Cinco dos outros 12 membros do grupo foram condenados a penas de três a cinco anos, seis a penas de um a quatro anos com direito a sursis e o último foi absolvido.

No dia 9 de outubro de 2005, 13 jovens atacaram Enrique Angeles Hurtado, que estudava na academia de arquitetura de Voronej (587 km ao sul de Moscou) e outros três estudantes, um peruano, um espanhol e um russo. Hurtado morreu e seus três amigos ficaram feridos.

O tribunal de Voronej concluiu que os condenados pertenciam a organizações cuja meta principal é atacar representantes de grupos étnicos não eslavos, indicou a agência de imprensa russa Itar-Tass.

Esses grupos racistas são particularmente ativos em Moscou e em São Petersburgo, a segunda cidade da Rússia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;