D+ Titulo
O que diz a lei?
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
11/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Às vezes, deixar de seguir as regras de boa educação, higiene e cidadania podem trazer consequências mais graves do que se imagina. Paga-se caro por esse descaso. Desde maio de 2011, quem for flagrado jogando lixo no chão, por exemplo, pode ser multado pela Guarda Metropolitana de São Paulo em até R$ 12 mil.

Claro que os grandes infratores acabam sendo os donos de indústrias e pontos comerciais, mas vai da consciência de cada um saber entender que é inaceitável jogar no chão até um simples papel de bala. Além dessa medida, existe a Lei do Lixo que prevê, entre outros itens, a responsabilidade de as empresas reciclarem.

Há outra lei no Estado de São Paulo que garante aos cidadãos o direito ao silêncio. É a Lei do Psiu, que determina que barulhos muito altos devem ser evitados após à 1h. Já a Lei do Ruído controla a quantidade de decibéis emitidos a qualquer hora.

O grande problema é que a fiscalização só pode combater os exageros de estabelecimentos comerciais, como bares, boates, restaurantes, salões de festas, templos religiosos, indústrias e obras. A lei não permite vistoria em festas em casas, apartamentos e condomínios, por exemplo. Mais uma vez o bom-senso deve falar mais alto. Você gostaria que o som no último volume do vizinho atrapalhasse seus estudos, a novela, o videogame ou o sono? Para denunciar abusos ligue para 156.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;