Memória Titulo Santo André
E assim se foi a baiana da Vila Alice
Por Ademir Medici
27/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 FÁTIMA GOMES NOBRE

(São José de Piranhas, Paraíba, 9-6-1939 – Santo André, 19-9-2016)

 

Ela foi uma guerreira. Com a família, sofreu as agruras da seca no sertão nordestino; vem para o Sul, com os pais e cinco irmãos. A família se aloja na Vila Gerty, em São Caetano. Todos se empregam. E Fátima arranja colocação na tecelagem Matarazzo.

Vem o casamento com João Geraldo Nobre, chegam os quatro filhos, e o sonho de uma vida melhor ocorre com a compra de um lote de terreno na Rua Taguá, no Parque João Ramalho, que estava sendo loteado. Com que sacrifício a família Nobre construiu a casa onde mora até hoje e pagou as prestações do lote.

O marido trabalha de barbeiro, um dos primeiros, se não o primeiro, do bairro. E vem o baque: a morte prematura de João Geraldo, em 1979. Sem saber ler e escrever, Fátima cursa o Mobral (alfabetização de adultos), faz o curso de auxiliar de enfermagem. E jamais deixa de trabalhar.

Participar dos primeiros anos da Mocidade Alegre de Vila Alice foi um dos seus raros momentos de lazer, junto à ala das baianas.

Outra prova difícil foi assistir à desocupação de uma área no Jardim Alzira Franco. As tropas policiais, a cavalo, chegando e derrubando tudo. Fogo nos barracos. E ela, Fátima, dando força às famílias, guardando em sua casa, no seu quintal, o que restou dos móveis e dos materiais de construção dos vizinhos desalojados, até que as famílias pudessem se ajeitar do outro lado da cidade, em núcleo do bairro Cata Preta. E Fátima participando, ativamente, de todas as ações. Aconselhando. Dando força. Pondo-se ao lado dos pequenos.

Agora a partida, repentina e silenciosamente, sem se queixar do estado de saúde, aos 77 anos. O sepultamento no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, na Vila Curuçá. E a tristeza dos filhos Gilson, Gilberto, Gilmar e Alessandra.

Fátima Gomes Nobre era filha de José Gomes e Vitoria Maria Leite. A segunda de uma lista de seis irmãos: Francisca, Fátima, Elizabete, Socorrinha, Maria e José. Uma família de retirantes nordestinos que descobriu o Grande ABC e aqui vive há 60 anos.

 

Santos do Dia
São Vicente de Paulo (Pouy, França, 24-4-1581 – Paris 27-9-1660).

Fundou as congregações: Confraria das Damas da Caridade, Servos dos Pobres, Padres da Missão, Padres Lazaristas e Filhas de Caridade.

No Grande ABC temos a Paróquia São Vicente de Paulo, no Parque São Vicente, em Mauá, criada em 1969 por dom Jorge Marcos de Oliveira e cuja história foi escrita pelo seminarista Leandro Johansen de Godoi.

Temos também as capelas São Vicente de Paulo no Jardim Cristiane, em Santo André, e no Jardim Claudia, em São Bernardo.

Perto do Grande ABC, no bairro Moinho Velho, Capital, a Paróquia São Vicente de Paulo foi instalada em 1940, numa capela provisória que ficava no número 1.252 da nascente Via Anchieta.

Hoje é também os Dias dos Santos Fidêncio e Florentino.

Diário há 30 anos
Sábado, 27 de setembro de 1986 – ano 29, edição 6249

Manchete – Daee confirma pressões para jogar dejetos na Billings

Emplasa vai examinar áreas para o lixão.

Empresariado - Mario Amato assume Fiesp e faz duras críticas ao governo.

Polícia – Bombeiros dominam incêndio em depósito da Loja Glória na Rua Bernardino de Campos, em Santo André.

 

 

Em 27 de setembro de...

1916 – Força Pública de São Paulo realiza exercícios militares no setor Sul, entre os Rios Grande e Tamanduateí, na previsão de uma incursão por parte do inimigo vindo de São Bernardo. De volta à Capital, os soldados são recebidos por uma banda de música.

A guerra. Do noticiário do Estadão: vitória dos aliados no Rio Somma.

1976 – Inundações em todo o Grande ABC. Dois dias seguidos de fortes chuvas. Avenida Guido Aliberti submersa. Fim

da Avenida Almirante Delamare, sentido São Paulo a São Caetano, registra nível de meio metro d’água.

1981 – Pixote, filme de Hector Babenco com o jovem ator de Diadema, premiado em dois festivais do cinema internacional.

 

Hoje

Dia da Música Popular Brasileira

Dia do Encanador

Dia Mundial do Turismo

Dia do Idoso

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 27 de setembro: na Paraíba, Cacimba de Dentro e Mulungu; no Amazonas, Carauari; em Pernambuco, Igarassu; na Bahia, Piritiba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;