Setecidades Titulo
Faculdades concedem desconto em cursos matutinos e vespertinos
Por Dé Oliveira
Especial para o Diário
07/12/2004 | 10:23
Compartilhar notícia


Estudar no período matutino ou vespertino pode representar uma economia de aproximadamente um terço do valor da mensalidade para os universitários. É uma boa opção para quem não trabalha fora ou tem possibilidade de remanejamento de horário no emprego. 

Os critérios para concessão dos descontos nas instituições do Grande ABC são variados. A Fasb (Faculdade São Bernardo) oferece desconto apenas para os cursos de Pedagogia e Administração. A diferença de preço, de acordo com o período escolhido, chega a R$ 82 por mensalidade.

Na FIA (Faculdade Interação Americana), em São Bernardo, há desconto de 6% nos cursos de Administração e Informática. A instituição promove ainda concurso de bolsas, que pode significar ainda uma redução de 5% a 50% no valor da mensalidade. Na Faenac (Faculdade Editora Nacional), o desconto para o período diurno gira em torno de 16%. 

A partir deste ano, a Faculdade Iesa também vai passar a oferecer cursos no período da manhã, e com desconto médio de 30%. "É um estímulo para os estudantes", afirma Vitor Bittencourt, responsável pelo departamento de Relações Institucionais da faculdade.

Na Strong (Escola Superior de Administração e Gestão), o desconto é concedido de acordo com o desempenho do estudante no vestibular ou no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, quem opta pelo período matutino leva mais vantagem, pois os descontos variam de 20% a 60%, enquanto para o noturno, oscila entre 15% e 50%. 

Esses foram um dos motivos que levaram a estudante Lígia Zotini, de 25 anos, a cursar Administração com Ênfase em Gestão de Negócios Internacionais na faculdade. "Mudei meus horários de aula", conta a aluna, que trabalha como professora de inglês.

A redução no preço também é um dos motivos que levaram o vestibulando José Ricardo Marques Simões, de 18 anos, a se inscrever no processo seletivo da UniABC, que oferece redução de 40% para o período vespertino. "Com o desconto, o valor fica pelo menos R$ 100 menor", contabiliza o estudante. 

O técnico em enfermagem Marcos César Mariano, 38 anos, aluno do primeiro ano de Direito da FAD (Faculdade Diadema), tem a sorte de trabalhar no período noturno. Escolheu o horário da manhã para cursar a faculdade e ganhou desconto. Na FAD, o abatimento pode chegar a 40%, mas só é válido para alunos que cursaram ensino médio em escola pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;