Esportes Titulo
Corinthians busca sua legitimidade
Nelson Cilo
Especial para o Diário
07/04/2000 | 00:10
Compartilhar notícia


O técnico Oswaldo de Oliveira nao teme a ameaça da Federaçao Paulista de Futebol de punir o Corinthians, que decidiu colocar o time reserva diante da Matonense, neste sábado à tarde, em Matao. Se a equipe nao utilizar os titulares, a diretoria receberá apenas R$ 150 mil da cota total de R$ 600 mil normalmente paga pela FPF. Oliveira disse que entende a exigência da FPF, mas lembra que, em tudo, existe o "legal e o legítimo".

Segundo ele, a FPF impoe um direito teoricamente legal, mas acredita que o Corinthians defende a legitimidade do clube como representante do futebol brasileiro em uma competiçao internacional. "Se já estamos classificados em um dos torneios, como acontece no Estadual, é preciso priorizar a Libertadores. Em uma situaçao inversa, usaríamos outro critério", esclarece.

Oliveira garante que nao pretende criar polêmicas que possam criar conflitos entre o Corinthians e o presidente da FPF, Eduardo José Farah. Ele só espera que preveleça o bom senso. "Nao queremos tomar atitudes rebeldes. Insisto: nao lanço nenhum desafio contra ninguém. Apenas levo em conta aquilo que, nas atuais circunstâncias, interessa ao Corinthians", reafirma.

Oliveira se mantém irredutível. Afinal, nem a vitória de quarta-feira sobre o América do México (2 a 1) deu ao treinador a certeza de que o Corinthians pode conseguir facilmente uma das duas vagas. O time passou a ocupar a vice-liderança do Grupo 3 - tem sete pontos ganhos contra oito do líder Olímpia - mas ele prevê dificuldades para passar pela Liga Deportiva Universitária, na terça-feira, em Quito. Tanto é que o técnico sugeriu a antecipaçao - para esta quinta-feira de manha - da viagem dos titulares até Quito.

O preparador-físico Antonio Mello elaborou um planejamento especial para que o grupo se adapte ao fuso, à alimentaçao, à altitude e ao horário do jogo - às 12h30 locais ou às 14h30 de Brasília. "Sao fatores que influem demais", analisa Oliveira. Seguiram Dida, Daniel, Fábio Luciano, Adílson, Kléber, Vampeta, Gilmar, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Edílson e Luizao. Oliveira e os suplentes vao domingo para o Equador.

Edu, suspenso na Libertadores, reforça o Corinthians contra a Matonense. O meia, aliás, avisou que proibirá o pai, Edmundo Gaspar, de ir aos estádios. Gaspar passou mal na sofrida virada do time sobre o América do México e foi levado de ambulância para a unidade cardiológica dos Hospital das Clínicas. Ao receber cartao vermelho, Edu quase matou o velho do coraçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;