Setecidades Titulo Rede Estadual
Volta às aulas complica o trânsito na região central de Sto.André
Por Nelson Donato
Especial para o Diário
02/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Andre Henriques/DGABC


 Após um mês de férias, os 187 mil estudantes da rede estadual de ensino voltaram às aulas ontem. Com isso, os transtornos relacionados ao tráfego intenso de veículos, estacionamento em fila dupla e grande circulação de crianças e jovens pelas vias também retornaram para as ruas do Grande ABC.

Como de costume, a região central de Santo André ficou problemática entre 12h e 13h, horário de saída e entrada dos alunos. Na Avenida 15 de Novembro, o congestionamento foi motivado pela liberação dos estudantes da EE Américo Brasiliense, situada na Praça Quarto Centenário.

De acordo com pais que buscam os filhos, a hora da saída é sempre um período complicado. O vendedor Fernando Ferreira Nascimento, 42 anos, conta que chegou 30 minutos antes para conseguir estacionar. “Se eu demoro um pouco mais não acho lugar para parar. O trânsito fica muito intenso por aqui e sempre tem algum tipo de problema. O lado bom é que a molecada fica ansiosa para rever os amigos. É muito bom que eles estudem e cultivem as amizades.”

Chegar com antecedência também foi a medida adotada pelo aposentado Vandeir Pimenta, 56. Para buscar o filho Gustavo, 16, ele estacionou bem antes das 12h20 nas proximidades da unidade de ensino. “Não é sempre que consigo lugar tão bom. Antigamente, podíamos estacionar em frente à escola, mas agora tem esse jardim. O problema fica maior quando chegam as vans escolares.”

Apesar dos transtornos, o segundo semestre de aulas é de extrema importância para os estudantes. Em novembro, serão aplicadas avaliações como o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São paulo) e a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização). Ainda dá tempo de efetuar matricula na rede estadual neste semestre.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;