Política Titulo
Campanha de Avamileno focalizará novo mandato
Por Danilo Angrimani
Do Diário do Grande ABC
10/10/2004 | 14:34
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), viveu os momentos mais intensos e polarizantes da campanha eleitoral no dia 3 de outubro. A primeira hora de apuração foi um suplício para o candidato à reeleição. Ele começou perdendo. A contagem dos votos do centro da cidade dava vantagem ao adversário, Newton Brandão (PSDB). “Foi terrível. A ansiedade era muito grande.”

Horas depois, antes da meia-noite, Avamileno vivia uma sensação inversa. A contagem fechava em 175.734 votos a seu favor contra 160.200 do adversário. “Aí, vivi o momento mais feliz”, ele lembra, com um misto de alívio e satisfação pessoal.

Avamileno havia vencido a eleição, mas como não obteve 50% dos votos mais um, a decisão foi para o segundo turno, que será disputado em 31 de outubro.

Não houve tempo para comemoração. Avamileno agradeceu o empenho da militância, mas alertou que tinha início uma nova etapa. “O tempo é curto. São vinte e poucos dias de campanha. É uma outra eleição.”

Com a passagem garantida para o turno decisivo, encerravam-se três meses de campanha contínua. O enfoque dos discursos era principalmente voltado para as obras realizadas. “Nessa nova campanha, que começa agora, o tom vai mudar. Vamos dar mais destaque para os planos de governo para o próximo mandato.”

Propostas – Avamileno deve mencionar a construção do Hospital da Mulher, uma maternidade pública que será construída no prédio da antiga Pró-Matre e deve ser concluída até o ano que vem. O prefeito vai prometer a seus eleitores a construção de quatro centros educacionais, ampliando as vagas na educação infantil.

Ele falará ainda da remoção de 600 famílias da favela Gamboa, que irão para apartamentos no Alzira Franco. Outro destaque será o Projeto Cassaqüera, que vai ligar a avenida dos Estados à avenida Giovanni Batista Pirelli, em seqüência ao Eixo Tamanduatehy. Avamileno também vai se referir à implantação do bilhete único municipal. A exemplo de São Paulo, o bilhete único de Santo André será válido por duas horas.

Apoios – Além dos planos de futuras realizações, Avamileno precisará ser pragmático e buscar mais apoio político. Ele vai atrás da herança dos outros dois candidatos que ficaram de fora do segundo turno em busca de alianças. O dote é considerável. São 38.843 votos, que foram destinados aos candidatos Wilson Bianchi (PMDB) e José Dilson (PDT).

Avamileno disse que ainda não tem “nada agendado”. “Vou procurar os dois candidatos do PMDB e PDT e conquistar esse apoio”, ele promete. Sobre uma suposta solicitação de dinheiro, que teria sido feita por Dilson ao vice-candidato a prefeito da Frente Andreense, Duílio Pisaneschi (PTB), Avamileno se esquiva de comentários: “Não entro nessa baixaria”.

Um apoio considerável a Avamileno vem do Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já é visto em outdoors ao lado de Avamileno. “Lula tem as limitações dele, mas irá nos apoiar na medida do possível.”

Avamileno sabe que o apoio do presidente ajuda, mas nem sempre resolve. Em São Bernardo, o candidato Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, amargou um nocaute eleitoral ainda no primeiro turno, apesar do voto declarado de Lula. “Vicentinho tem de erguer a cabeça e seguir em frente. A luta continua”, ensina Avamileno.

O PT perdeu espaço na região? Perdeu, responde o candidato da frente Santo André Continuando a Mudança. “Perdemos duas cidades (Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires), deixamos de ganhar em duas (São Caetano e São Bernardo) e estamos disputando o segundo turno em três (Santo André, Diadema e Mauá).”

Avamileno, que é presidente afastado do PT de Santo André, entende esses avanços e recuos políticos como uma tendência natural. “É um ciclo. Em 1997, tínhamos três prefeituras no Grande ABC; em 2000, eram cinco. É normal.”

Estratégia – A estratégia petista para disputar o segundo turno em Santo André já está traçada. Haverá muito corpo-a-corpo, showmícios, comícios e divisão de tarefas entre Avamileno e a sua candidata a vice, Ivete Garcia, para cobrir a maior parte das áreas da cidade. Para a militância, a tarefa é ambiciosa. “Eles irão de residência em residência pedir votos.”

Seria a hora de relembrar Celso Daniel? Não, afirma Avamileno. “A gente procurou respeitar ao máximo a imagem de Celso Daniel e vamos fazer o mesmo no segundo turno.”

Na quinta-feira, Avamileno participa de um debate na Rádio Bandeirantes, às 14h30, com mediação de Milton Parron e a participação do outro candidato, Newton Brandão. “Se ele for”, diz Avamileno, deixando a provocação flutuando em direção às ondas da rádio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;