Política Titulo
Mauá: PT vai recorrer da cassação de Chaves
Anderson Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
29/10/2004 | 09:31
Compartilhar notícia


"A cada dia que passa surge um novo obstáculo." A frase do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), dita nesta quinta à noite, no palanque do último comício do candidato do partido, Márcio Chaves, com a presença de cerca de 40 mil pessoas, resume como serão as últimas horas antes da decisão de domingo em Mauá.

Os advogados do petista receberam a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no fim da noite de quinta-feira e prometem "estudá-la com cautela". Uma das alternativas seria um pedido de efeito suspensivo no próprio TSE, o que garantiria, pelo menos, a realização da eleição neste domingo.

Segundo o advogado de Márcio Chaves, Fernando Amaral, o cumprimento da decisão superior pela juíza eleitoral de Mauá, Ida Del Cid, "poderia provocar um caos na cidade". "A eleição já está convocada. Já foi disputado um primeiro turno e há uma população engajada no processo eleitoral. Pode haver uma suspensão e depois uma reversão da decisão. Temos três dias para recurso e vamos tentar todas as vias possíveis", afirmou.

O advogado entende que a matéria é constitucional e por isso cabe recurso no STF (Supremo Tribunal Federal). "Essa é outra hipótese. O desembargador do TRE-SP e relator, Paulo Shintake, incluiu em sua decisão o parágrafo 5º do artigo 73 da lei 9.504/1997, que fala sobre a inconstitucionalidade. Ou seja, cabe recurso", disse.

Show tenso - Para os cerca de 40 mil fãs que viram o show de Wanessa Camargo, quinta à noite, na avenida Portugal, tudo foi festa. Mas para os políticos petistas a noite foi tensa. Márcio Chaves chegou atrasado ao evento, seu último comício antes da eleição. Enquanto aguardava dentro do carro, seu coordenador de campanha, o deputado estadual Donisete Braga, e o deputado federal e líder do governo na Câmara, Professor Luizinho, travavam os planos a serem tomados.

Márcio recebeu o apoio dos companheiros, discursou como se nada estivesse acontecendo e falou com cautela sobre a cassação de seu registro pelo TSE. "Não tive acesso ao processo." Mesmo sem conhecer o teor e as possibilidades de reverter a derrota em Brasília, o candidato se mostrou confiante. "Esse será o primeiro passo para essa vitória ficar ainda mais gostosa", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;