Internacional Titulo
Rumsfeld: Washington retirará 2 brigadas do Iraque
Da AFP
23/12/2005 | 09:35
Compartilhar notícia


O secretário americano de Defesa, Donald Rumsfeld, afirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos vão retirar duas brigadas de combate do Iraque antes da primavera (hemisfério norte) de 2006. Essas brigadas têm entre 5 mil e 9 mil soldados.

Os EUA já haviam decidido desmobilizar os reforços enviados ao Iraque por causa das eleições de 15 de dezembro, de forma que as tropas americanas em solo iraquiano fossem reduzidas de 160 mil para 138 mil homens.

A retirada das duas brigadas suplementares colocará o número de militares americanos no Iraque abaixo dos 138 mil, nível que não sofria qualquer diminuição desde abril de 2004.

Em geral, uma brigada conta com entre 4 mil e 5 mil soldados, mas no caso do Iraque a cifra pode ser inferior.

"O presidente (George W.) Bush autorizou um ajuste em relação às brigadas de combate no Iraque, passando-as de 17 para 15", anunciou Rumsfeld durante visita surpresa às tropas americanas em Fallujah, 50 km a oeste de Bagdá. "O efeito deste ajuste reduzirá as forças no Iraque antes da primavera (hemisfério norte) de 2006", acrescentou.

"O ajuste mostra o reconhecimento dos avanços obtidos pelo povo iraquiano, que assume mais responsabilidades para seu país", estimou Rumsfeld diante de 300 soldados americanos.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;