Internacional Titulo
Estudo comprova que chá ajuda a reduzir o estresse
Por Das Agências
05/10/2006 | 16:57
Compartilhar notícia


Uma equipe de cientistas da Inglaterra assegura que tomar uma xícara de chá de forma regular, uma tradição tipicamente britânica, ajuda a combater o estresse diário.

Segundo a agência de notícias Ansa, os especialistas da UCL (University College London) descobriram que o chá preto ajuda a reduzir os níveis do hormônio do estresse, cortisol, na circulação sanguínea.

Em seu relatório, os cientistas descobriram que as pessoas que tomam chá regularmente conseguem "se desestressar" mais rápido do que as pessoas que tomam outras bebidas, como café, sucos ou água. A pesquisa foi publicada na revista especializada Psychopharmacology.

Os especialistas trabalharam com 75 voluntários que tomaram chá de forma regular e que foram examinados durante seis semanas. Na pesquisa, os participantes tiveram de deixar de tomar chá normal, café e outras bebidas com cafeína, e foram divididos em dois grupos.

O primeiro teve de tomar um chá com cafeína e sabores de frutas, misturado com os elementos de uma xícara de chá preto normal. O segundo grupo teve de ingerir um placebo cafeinado idêntico em sabor, mas sem os ingredientes ativos do chá.

Ambos os grupos foram submetidos a atividades estressantes, enquanto mediam-se os níveis de cortisol, pressão sanguínea, e de estresse.

No primeiro grupo, os níveis de cortisol caíram em 47%, enquanto para aqueles que não tomaram o chá verdadeiro a taxa foi de apenas 27%, além de registrar índices mais altos de atividades sanguíneas associadas aos problemas do coração.

Nesse sentido, o professor Andrew Steptoe, que dirigiu os experimentos, declarou que tomar chá "está tradicionalmente associado com o ato de se desestressar e muitos acreditam que esta bebida ajuda a relaxar".

"Comprovamos que os componentes do chá como as catequinas, polifenóis, flavonóides e aminoácidos ajudam a desestressar a pessoa e enviam sinais ao cérebro", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;