Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 20 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Transferência de água atinge capacidade

Marina Brandão/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Vazão do Sistema Rio Grande para o Alto Tietê alcançou 4 m³/s no dia 11, segundo a Sabesp


Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC

29/12/2015 | 07:00


Após quase três meses da inauguração, a transferência de água do Sistema Rio Grande – braço produtor da Represa Billings – para o Alto Tietê passou a operar em sua plena capacidade de 4 m³/s na tarde do dia 11 e, desde então, mantém a situação, que era prevista para ocorrer dez dias após a entrega da obra, no dia 1º de outubro.

A interligação entre os sistemas é considerada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e pelo governo estadual como a principal obra do ano contra a crise hídrica.

Antes de atingir a marca total, a operação era feita com vazão de até 1 m³/s depois que a Prefeitura de Ribeirão Pires embargou parcialmente a obra, no dia 8 de outubro. Isso porque no dia anterior, ruas do bairro Ouro Fino ficaram alagadas com o início do bombeamento na Represa Billings. Para solucionar o problema, o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) realizou intervenção no Ribeirão Taiaçupeba-Mirim para adequar o sistema de dissipação de energia, diminuindo o impacto da chegada da água e, deste modo, evitando erosões e assoreamentos. Foi exatamente o acúmulo de sedimentos no leito do rio que causou os alagamentos. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, não houve mais nenhum episódio de inundação depois da conclusão da obra, no dia 7.

O projeto de interligação dos sistemas foi desenvolvido para beneficiar em torno de 1,1 milhão de pessoas em toda a Região Metropolitana, incluindo 100% da cidade de São Caetano. Foram investidos R$ 130 milhões na ação.

O manancial Alto Tietê operava ontem com 23,1% de sua capacidade. Já o Rio Grande estava com 96,6%, tendo chegado a 99,3 % uma semana atrás. As chuvas dos últimos dias, no entanto, não foram suficientes para voltar ao percentual.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;