Memória Titulo Memória
Um legado de Américo Perrella a Mauá

O sonho de oferecer à cidade de Mauá o seu centro cívico ganhou ares mais objetivos...

Ademir Medici
26/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O sonho de oferecer à cidade de Mauá o seu centro cívico ganhou ares mais objetivos na administração do prefeito Américo Perrella, que governou o município de 1970 a 1973 e que, se vivo fosse, teria completado ontem 100 anos.

Não foi Perrella quem entregou a obra do Paço de Mauá, o primeiro e principal equipamento do centro cívico. Mas os estudos iniciais o orgulhavam muito.

Quando o entrevistamos, em 1988, seu Américo nos presenteou com uma revista do seu governo que traz na capa a perspectiva da praça com o Paço e o prédio da Câmara, desenho feito pelo arquiteto Rodney Guaraldo.

Até em homenagem ao centenário de Américo Perrella (1915-2015), Memória elege o centro cívico como a principal obra da sua administração.

A revista traz outras obras públicas do governo Perrella, como o trevo de entrada da cidade, na Avenida João Ramalho, e o prédio destinado à biblioteca municipal, depois ocupado pelo Legislativo.

DEPOIMENTO

Da entrevista de 1988, gravamos com Perrella notícias da sua vida pública. O depoimento está no livro De Pilar à Mauá, trecho reproduzido a seguir:

“Nunca gostei muito de política, mas sempre pertencia aos movimentos todos. Fiquei no PSP do Adhemar (de Barros). Quando da fundação da Santa Casa, fui eleito tesoureiro e fiquei sete anos. Fui vice-prefeito com o Élio Bernardi, em 1967. Fui escolhido como candidato a prefeito. Relutei muito a aceitar. No fim acabei aceitando. Fui eleito pela Arena, eu sozinho contra três candidatos do MDB: o Amaury Fioravante, o Juca Lacava e o Anselmo Walendy.”

Como prefeito, Américo Perrella teve como vice Leonel Damo, depois eleito prefeito também.

Santos do Dia

- A primeira pessoa que derramou seu sangue testemunhando a fé em Jesus Cristo foi Santo Estevão. Este jovem, pertencente à primeira comunidade cristã, morreu apedrejado pelas lideranças judaicas.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Arquelau

- Vivência Lopes

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 25 de dezembro de 1985 – ano 28, nº 6016

Crônica – Natal, a festa muda em função do capitalismo. E as novidades de 1985.

Atari, um jogo eletrônico, o brinquedo mais procurado.

Presépios com figuras de santos, reis, animais e do Menino Jesus em tamanho natural na Praça Samuel Sabatini, em torno do Paço de São Bernardo. Onde está a praça hoje?

Missa do galo começando mais cedo, às 22h. E hoje?

Reservas de frango com polenta acabaram já em novembro em restaurantes como o São Judas Tadeu – que 30 anos depois anuncia o fechamento de suas portas.

Em 26 de dezembro de...

1915 – Tiro de Guerra de Santo André, denominado São Bernardo (número 34), participa de prova de tiro em São Paulo, denominada Oitava Prova General Caetano de Faria. Disputa com o Tiro de Santos.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Pela internet, músicas para todos os gostos. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

- Vinte e quatro horas por dia no ar, com programas especiais aos finais de semana:

- Rádio Vitrola, sábados, 22h, com reprise aos domingos, 7h.

- Clássicos sertanejos, domingos, 6h.

- Momento Jovem Guarda – domingos, 10h, com reprise às 22h.

- Ao som de um bolero – domingos, 11h

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Histórias e cânticos do Natal e do Ano Novo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Apresentação de A ceia dos cardeais, radiofonização de Chico de Assis da obra escrita pelo português Júlio Dantas. Participam: Walter Forster e Henrique Martins (narradores) e os atores Jaime Barcelos, Percy Aires e Rodolfo Mayer. Diz o produtor e apresentador Milton Parron: “Trabalho irrepreensível, para um romance digno de aplausos. É para ser ouvido e gravado.”

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;