No primeiro dia, autarquia afirma ter recebido menos que o acordado
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ontem a divulgação diária da quantidade de água enviada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) à cidade. Já no primeiro informe, a autarquia disse ter recebido na terça-feira média inferior ao acordado com a companhia, que é de 1.750 litros por segundo.
Segundo o boletim do Semasa, terça-feira foi enviada para Santo André média de 1.590 litros por segundo, portanto, “abaixo do que foi acordado”. Na ocasião, o município recebeu 1.130 litros por segundo do Sistema Rio Grande (Billings) e 540 litros por segundo do Rio Claro.
Questionada sobre o assunto, a Sabesp informou que a entrega de 1,750 litros por segundo para o Semasa corresponde à média mensal. Já referente ao envio de quantidade inferior na terça-feira, a companhia disse que “eventualmente, em alguns períodos podem ocorrer pequenas variações por conta de questões técnicas como manutenções de rede ou falta de energia elétrica e cabe à empresa gerenciar a distribuição.”
Após o Diário relatar ontem que três cidades da região estavam com as torneiras secas, mais uma vez moradores denunciaram a falta de água em Santo André. Desta vez, as regiões do Jardim Carla e Condomínio Maracanã foram as prejudicadas. O Semasa informou que a falta de água ocorre porque, desde o início da crise, a cidade recebe 26% de água a menos. Com calor e aumento do consumo, a baixa vazão resulta na queda da pressão, o que aumenta a intermitência relatada por moradores. A expectativa era que o abastecimento seria restabelecido nos locais citados hoje.
Em decorrência da diminuição no fornecimento de água, o Semasa permanece enviando para seus clientes informativo relatando que a “única forma de amenizar a falta d’água será adotar o rodízio no verão”, além de solicitar para moradores de Santo André que tenham reserva suficiente para 48 horas. (colaborou Yara Ferraz)
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