Cultura & Lazer Titulo
Site de vítima de violência luta para mudar lei
Por José Guerra
Do Diário OnLine
16/09/2003 | 15:26
Compartilhar notícia


Gabriela Prado Maia, 14 anos, moradora do bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, sonhava em fazer sua festa de 15 anos em uma escuna. Excelente aluna, ganhou o prêmio destaque de seu colégio no ano passado. Era uma adolescente como outra qualquer, até aquele fatídico 23 de maio. Neste dia, a jovem ia pegar o metrô para saltar em uma estação adiante. Uma ação muito simples e rotineira, se uma bala perdida — saída de um fogo cruzado entre policiais e bandidos — não lhe tivesse atingido e tirado-lhe a vida.

Um dos criminosos foi preso e condenado, mas logo foi posto em liberdade, graças a uma brecha na lei. Essa é a proposta do site feito em homenagem a Gabriela, que recebe seu nome: fechar os buracos da legislação. Para isso, é necessário um milhão de assinaturas em pelo menos cinco Estados diferentes. O abaixo assinado está na página para quem quiser participar.

Colaborar é extremamente simples. Só é necessário o nome completo e o número da identidade, além do Estado de origem. Sem essas informações a assinatura não será válida.

Com o recolhimento dos nomes, será possível encaminhar o projeto de emenda na lei atual. Matar várias pessoas ao mesmo tempo hoje no Brasil equivale a matar uma só. Um réu que é condenado a uma pena superior a 20 anos tem o direito imediato de um novo julgamento, que pode ser postergado por muitos anos. Um condenado a pena superior a 4 anos e que venha a cometer um crime hediondo pode recorrer da sentença em liberdade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;