Setecidades Titulo Concurso
Desafio de Redação começa no dia 24
Por Iago Delbuoni
Especial para o Diário
01/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Alunos da 6ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio podem começar a se preparar, já que a nona edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário, está prestes a começar. A partir do dia 24, as redações começam a ser aplicadas, primeiramente em Mauá, processo que segue até o dia 21 de setembro. O tema do desafio ainda não está definido, mas o foco será água. Alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) também podem participar em categoria exclusiva para eles.

O prêmio máximo é uma bolsa de estudos em qualquer curso da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), oferecido na categoria do 3º ano do Ensino Médio. Haverá ainda prêmios como televisores, tablets e bicicletas.

Em reunião realizada ontem no Diário para definir detalhes do concurso, a dirigente de ensino de São Bernardo, Suzanna Aparecida Dechechi de Oliveira, disse que a participação dos alunos é importante pelo fato de possibilitar o entendimento do cotidiano. “Como os temas são atuais, promovem o debate das problemáticas. O foco desta edição faz parte da vida do aluno. Ele precisa saber da importância de se economizar água, promover mudança de hábitos e reflexão sobre o tema, que é muito necessária.”

A dirigente de ensino de Santo André, Ariane Aparecida Butrico, contou que o desafio faz o aluno exercer o papel de cidadão e traz motivação para trabalhar a linguagem formal. “A criança deve ter sentimento de pertencimento com a sua cidade. O desafio traz motivação para escrever. O jovem está se habituando a reduzir e abreviar tudo e utilizar códigos via WhatsApp. A escrita formal deixou de fazer parte do dia a dia. A redação faz com que o aluno exercite este lado, já que em todas as profissões o uso da linguagem formal se faz necessário.”

A supervisora de Ensino de Diadema, Neyliane Rocha, 45, afirmou que o assunto promove conscientização. “É a chance de poder olhar de forma mais apurada a situação que o cerca. Quando o aluno é desafiado a entender um tema e ampliar os conhecimentos, é a chance para se tornar consciente.”

A coordenadora de Marketing do Diário, Cláudia Zeber, afirmou que a função do evento é fazer com que o aluno entenda o que se passa no Grande ABC. “Mais que pensar sobre o assunto, queremos que ele aponte soluções. Em outras edições, usamos a temática da água, mas nesta edição estamos sentindo na pele a falta dela. A abordagem vai ser diferente, já que não se trata de pensar no futuro, mas sim no presente.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;