Política Titulo Sucessão Municipal
Em Diadema, partidos costuram união para viabilizar 3ª via

PMDB, PSD, PDT e PRB discutem projeto ao Paço e podem destacar candidatura de Vaguinho

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
19/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


PMDB, PSD, PRB e PDT deram início a tratativas de candidatura à Prefeitura de Diadema que pode viabilizar construção de terceira via para a eleição do ano que vem. O nome que encabeçaria o projeto eleitoral é o do vereador Vaguinho do Conselho, que está em processo de litígio com o PSB e briga por candidatura própria.

As siglas costuram plano nos bastidores, prevendo que união pode fazer frente no confronto contra o prefeito Lauro Michels (PV), que tentará reeleição, e representante do PT, ainda não definido.

Diante do desgaste de Vaguinho no PSB – presidente socialista, Manoel José da Silva, o Adelson, quer o partido apoiando Lauro –, as legendas passaram a considerar o ingresso do socialista no arco.

No diretório do PMDB, Cida Ferreira já apresentou pretensão eleitoral ao presidente estadual, o deputado federal Balei Rossi, que avalizou a proposta.

Pré-candidato a prefeito e presidente do PSD local, Taka Yamauchi traçou como meta aglutinar força ao pleito. O pessedista tem como objetivo montar forte chapa de candidatos a vereador. A mesma situação ocorre com o PDT, que recentemente trouxe o ex-prefeito Gilson Menezes.

Situação diferenciada acontece no PRB. Hoje no arco de aliados do chefe do Executivo, legenda vem mostrando disposição em lançar nome na corrida pelo Paço. O vereador Ricardo Yoshio é o favorito. Comenta-se que o partido pode romper vínculo com a administração verde nos próximos meses.

Com dificuldades no PSB, Vaguinho se uniu às conversas, mas defendendo seu nome para liderar empreitada.

O acordo vem ganhando força, uma vez que os dirigentes avaliam rejeição a novo mandato de Lauro e ao PT, que comandou o município por quase 30 anos.

Com Vaguinho à frente da chapa majoritária, ainda sem legenda definida, a discussão ficaria em torno de quem ocuparia a vaga de vice e os demais devendo liderar articulação para a formação de candidatos à Câmara. Comenta-se que Cida poderia ser indicada para compor chapa.

Presidente estadual do PSB, o vice-governador Márcio França defende que o posicionamento do partido para o pleito municipal deva ser definido em consenso entre os filiados do município, sinalizando que não irá interferir no processo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;