Setecidades Titulo
ONG tenta na Justiça impedir corte de árvores em S.Bernardo
Do Diário OnLine
23/07/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da ONG (organização não-governamental) SOS Chácara Silvestre, Paulismar Duarte, protocolou nesta terça-feira um mandado de segurança contra a Prefeitura de São Bernardo na tentativa de evitar o corte de 25 árvores que ficam na Avenida Pereira Barreto, no trecho entre as ruas José Versolato e Atibaia. Elas serão retiradas nos próximos dias para a construção de uma nova faixa da via.

Para o presidente da ONG, Paulismar Duarte, "não cola a desculpa" da prefeitura de que novas árvores serão replantadas para substituir as extraídas. "A cada 100 mudas plantadas, quase 80% delas morrem. E mesmo que sobrevivam, vão demorar décadas para atingir o tamanho das que hoje estão na Pereira Barreto", defende.

No mandado de segurança, Duarte argumenta que a "ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que todos os países mantenham o índice de 12 m² de área verde por habitante, mas São Bernardo não atinge nem 1m²".

Ele ainda cita o abate de mais de 100 árvores promovido recentemente pela prefeitura na avenida Pery Ronchetti, também por conta de obras de duplicação da via. Tal fato, segundo ele, demonstra "o descaso com o ambiente e a saúde da população". "E mais: para a implantação das obras do Rodoanel, não se preocupou esta municipalidade na recuperação dos milhares de espécies de vegetação suprimidos, ocasionando um impacto ambiental que levará anos para se recuperar, se isso for possível", continua.

Duarte espera que até sexta-feira tenha uma resposta da Justiça ao mandado de segurança, protocolado no Fórum de São Bernardo.

Procurada pela reportagem, a prefeitura informou, por meio de sua assessoria, que ainda não havia sido oficialmente notificada sobre o fato e que apenas se pronunciaria após isso ocorrer.

Em contato anterior do Diário, o Executivo disse que todas as derrubadas realizadas têm as devidas autorizações dos órgãos ambientais e que 214 árvores serão plantadas ao longo da avenida Pereira Barreto e de suas interligações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;