Cultura & Lazer Titulo
Temas sociais são foco de exposição
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
08/08/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Pautados pela responsabilidade social, artistas do Grande ABC e da Capital produziram imagens de acordo com as próprias experiências. O resultado pode ser conferido na exposição "Pra Estar Mais Perto", que abre amanhã, na Universidade Metodista, em São Bernardo.
 
Entre quadrinhos, tirinhas, ilustrações, mangás e cartuns, as 12 obras retratam - do sutil ao ousado - situações críticas do cotidiano, sempre relacionadas ao meio ambiente e ao convívio em sociedade.
 
"As pessoas estão perdendo as gentilezas. É preciso respeitar as diferentes opiniões", afirma o curador Douglas Negrisolli, que selecionou para a mostra Audrey Chuang, Diego Reis, Eduardo Nunes, Luis Maximus e Shugo Shirota.
 
Todos os artistas utilizaram a técnica do desenho digitalizado, que consiste em fazer o esboço no papel e passá-lo ao computador ou já desenhar e colorir no próprio computador por meio de uma mesa digitalizadora, como ocorre nos comic books em todo o mundo.

Segundo o curador, a proposta da exposição é despertar a reflexão. "As situações abordadas pelos artistas são recorrentes em nossa sociedade. Está na hora de conscientizar. Cada um fazendo a sua parte ajuda um todo", diz Negrisolli.
 
INTERATIVIDADE

O público antenado na tecnologia terá atrativo a mais na mostra. Trata-se do QR code (quick response code ou código de barras), funcionalidade 2D que pode ser utilizada em celulares mais modernos. Os aparelhos captam a mensagem por meio de um código de barras e recebem mais informações acerca do produto.

Na mostra, cada obra apresentará código, por meio do qual o público poderá ter acesso a dados sobre os artistas e as obras, bastando estar conectado à internet e ter aparelho compatível.

CIRCULAÇÃO
Em São Bernardo, os três campi da Metodista receberão a mostra. Depois do Rudge Ramos, será a vez do campus Planalto (de 20 de agosto a 16 de setembro) e do campus Vergueiro (17 a 30 de setembro).

Pra Estar Mais Perto Exposição. Abertura amanhã, às 10h. Na Universidade Metodista de São Paulo (Biblioteca Central do Campus Rudge Ramos) - Rua Alfeu Tavares, 14, São Bernardo. Tel.: . Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e aos sábados, das 9h às 17h. Entrada franca. Até dia 19.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;