Economia Titulo
Entidade empresarial de comércio exterior inicia etapa de expansão
Por Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
31/08/2005 | 09:05
Compartilhar notícia


Criado em São Bernardo há seis meses, o Icomex ABC (Instituto de Comércio Exterior do ABC) começa a se estender para outros municípios. A entidade já mantém subsede em Bebedouro (SP). Outras três estão em fase de instalação em em Varginha (MG), Vitória (ES) e Tacna (Peru).

  O objetivo da instituição com as diversas subsedes é criar uma rede nacional e internacional, a fim de gerar facilidades de exportação para as empresas associadas, além de estimular o comércio interno entre elas. "Prestaremos serviços, faremos prospecções de mercado e ministraremos cursos", afirma Otto João Gustavo Bethke, presidente do Icomex ABC e diretor da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo).

  O Icomex ABC é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e não tem fins lucrativos. Foi criado por 76 empresários, advogados, políticos, professores universitários e por entidades do comércio e indústria da região. Representantes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Banco do Brasil e Receita Federal também compõem o grupo de fundadores.

  A primeira atividade em comércio exterior será uma missão internacional em outubro na cidade de Rioja Taste, na Espanha, com indústrias do setor alimentício. O evento terá o apoio da Câmara de Comércio Brasil-Espanha.

  Antes, em setembro, a entidade promoverá cursos de capacitação de microempresários nas áreas de política internacional, acordos e negociações, logística, seguros internacionais, classificação de mercadorias e formação de preços. "Com isso, conseguiremos ensinar a prática do comércio exterior para os micro e pequenos empresários", afirmou o diretor de Relações Institucionais, Wolfram Gaebler, que também é proprietário da Gaebler Logística, em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;