Diarinho Titulo
Por que a cebola faz a gente chorar?
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
27/03/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Quando a gente corta cebola sente o olho arder e começa a chorar. Isso ocorre porque, no momento em que a faca corta pedaços desse vegetal, saem várias substâncias, como o enxofre, que evaporam e atingem os olhos. Quando esse gás (o enxofre) entra em contato com o ar torna-se ácido, causando irritação. Para se proteger, o organismo produz lágrimas para limpar o que está incomodando.

O enxofre também deixa um cheiro muito forte nas mãos e sabor ardido na comida', por isso muitos não gostam de cebola. Outros alimentos causam reação parecida, como limão e laranja, que são frutas ácidas. Assim, se espirrar uma das duas no olho, vai arder e fazer chorar.

A pimenta também pode provocar choro, mas de forma diferente. Ela tem concentração de substâncias picantes, principalmente nas sementes. Quando entra em contato com a língua, envia um sinal de desconforto ao cérebro e irrita boca, nariz e olhos (órgãos ligados entre si). Quanto mais pimenta alguém ingerir, mais chances tem de chorar e o nariz escorrer.

SEM CHORO - Há várias maneiras de evitar a choradeira. A primeira é abrir a torneira enquanto corta o vegetal ou fazê-lo dentro de uma bacia com água. Isso impede que o gás chegue até o olho. Outra dica é cortar a cebola de costas para um ventilador, para que o vento empurre o gás para a direção contrária dos olhos. Se nada disso adiantar siga o conselho de quem já tentou outras experiências: use um óculos de sol ou de natação ou congele a cebola antes de cortá-la.

 

Tempero famoso no mundo todo

A cebola é muito utilizada na cozinha do mundo inteiro, considerada a base de todos os temperos. Originária da Ásia, chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. Só é ardida quando está crua; ao fritá-la bastante, torna-se mais adocicada. Dessa forma, também reduz a formação de mau hálito.

Esse alimento tem nutrientes, vitaminas e minerais, além de poucas calorias (não engorda). Aumenta as defesas do organismo, combate o envelhecimento e ajuda no controle de doenças do coração e diabetes.

A cebola se desenvolve na superfície da terra; não é raiz, como muitos pensam. A planta atinge altura máxima de 1,20 m, tem caule longo e produz flor branca. Existe ainda um tipo chamada cebolinha, colhida antes de formar a cebola, que as pessoas utilizam para temperar a comida, como a salsinha.

Esse vegetal se desenvolve ao longo de cerca de quatro meses, a partir de bulbo formado por várias camadas em escamas. Pode adquirir formato redondinho ou alongado, é esbranquiçada ou avermelhada.

 

Do que é feita e para que serve a lágrima?

A lágrima serve para manter os olhos úmidos e limpos. É formada na glândula lacrimal, que fica na parte de cima do globo ocular, composta por água, sais minerais, proteínas, muco (substância gelatinosa) e gordura.

Ao ser produzida, espalha-se com o movimento das pálpebras de abrir e fechar. Se algo cai no olho, como cílio ou poeira, a glândula é estimulada a produzir lágrimas para limpar. Atores que precisam chorar em cena podem usar o cristal japonês, feito de mentol, que arde os olhos e faz chorar.

Também choramos ao sentir dor ou tristeza. Nesse caso, o sistema nervoso central avisa os neurônios que é necessário aumentar a produção das gotinhas. O mesmo pode ocorrer diante de grande momento de felicidade. Toda emoção muito forte estimula o aumento das lágrimas; tanto que é possível chorar de rir!

A fabricação nunca para, mas diminui durante o sono. Por isso, acordamos com o olho ressecado e com remela, pois sem a parte úmida sobra apenas o muco.

 

Consultoria de Gustavo Salomão, professor de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC, Fernanda Borges, professora de Nutrição da Faculdade de Medicina do ABC, e Enio Nunes, agrônomo da Secretaria Estadual da Agricultura do Rio de Janeiro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;