Memória Titulo Memória
A quatro quilômetros da estação, uma colônia

A Fazenda da Juta, em Santo André, tinha colônias...

Por Ademir Medici
05/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A Fazenda da Juta, em Santo André, tinha colônias, uma sequência bem estruturada de casas dos trabalhadores buscados no Interior para o cultivo da juta. A velha fazenda abriu espaço para a urbanização espremida entre Santo André e Zona Leste de São Paulo.

Em São Bernardo, as colônias montadas quando da abertura da Via Anchieta tinham o nome de acampamentos. Eram vários. Neles moraram meninos como Geraldo Faria Rodrigues, que depois seria eleito e empossado prefeito. Hoje o último dos acampamentos do DER rende-se à urbanização acelerada.

No bairro Taboão, de São Bernardo, sobrevivem, vivas, as casas da colônia dos oleiros que ali trabalhavam produzindo tijolos.

Colônias que também podem ser vistas pelos lados de Ouro Fino e Pilar Velho, em Ribeirão Pires. E também no bairro da Pedreira, em Rio Grande da Serra, a exemplo desta fotografia feita por Salles em 1959 – e voltamos a perguntar: que Salles é este?, tão bom de fotografia.

João Bello, que nos acompanha nesta Semana Rio Grande da Serra, passeia pela foto e conta histórias. A riqueza cultural da aniversariante Rio Grande da Serra passa pelo bairro da Pedreira.

Voltamos a 1978.

Lá conhecemos João Bello (*)

Há lugares em que é impossível plantar um pé de verdura que seja no bairro Pedreira. A pessoa cavouca e encontra pedra, pedrisco ou pedregulho. É assim perto do escritório que a prefeitura de São Paulo mantém no lugar; é assim no quintal da casa do administrador do escritório da prefeitura paulistana; é assim perto da capelinha, da escola, do britador (principalmente) e em todas as partes elevadas do bairro. E isso é motivo de orgulho para a comunidade local: 110 famílias, mais de 500 moradores.

João Bello, ex-vereador de Rio Grande da Serra, ex-vice-prefeito, 43 anos de idade, 43 anos de bairro Pedreira.

Ele deixa o campo de futebol semigramado do Clube Atlético Beneficente Pedreira. Está suado, cansado. Seu time acaba de perder de 4 a 3 para o time dos motoristas de táxi de Rio Grande da Serra, depois de estar ganhando de 3 a 1.

(*) Texto inicial de reportagem que publicamos aqui no Diário em 23-4-1978, dentro da série A História dos Bairros. Pedimos fotos antigas do bairro. Fotos que o próprio João Bello trouxe à Redação, 37 anos depois e que ilustram a Semana Rio Grande da Serra 2015.

Diário há 30 anos

Domingo, 5 de maio de 1985 – ano 27, nº 5817

Movimento Sindical – Em assembleias realizadas em São Bernardo e São Caetano é aprovada a continuação da greve dos metalúrgicos.

Editorial – O que extrair das greves e reivindicações

Santo André – Em mutirão, moradores abrem rua no Sítio dos Vianas.

São Bernardo – Prefeito Aron Galante inaugura a Emei do Jardim Silvina, à Rua Dom Fernando Mascarenhas, 100, à qual é dada o nome do jornalista Tito Lima.

Em 5 de maio de...

1915 – Crime em Rio Grande (da Serra): os irmãos José e Antonio do Nascimento assassinam o lavrador Julio Cardoso dos Santos, 40 anos, que vivia na fazenda de José Maria de Figueiredo. A autópsia da vítima foi feita pelo médico Paiva Lima, que veio da Capital.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os ministros italianos, devido à situação internacional, não saem de Roma’.

1945 – O fim da Segunda Guerra. Manchete do Estadão: ‘Rendição de todas as forças alemães na Holanda e Dinamarca’.

1955 – Bruno José Daniel assume a Prefeitura de Santo André, na qualidade de presidente da Câmara.

Nota – Foi uma passagem meteórica esta de Bruno Daniel como prefeito.

1 – O prefeito eleito, Fioravante Zampol, renunciara para assumir como deputado estadual.

2 – O vice-prefeito Pedro Dell’Antonia também renunciou, pois pleiteava candidatar-se a prefeito nas eleições daquele ano, o que de fato ocorreu, com sua vitória.

3 – Em 26-3-1955, a Câmara realizou eleições para escolher, entre os vereadores, os que ocupariam os postos vagos no Executivo. Foi eleito Luiz Boschetti prefeito e Affonso Maria Zanei, vice-prefeito.

4 – Ocorre que o Tribunal Regional Eleitoral impugnou a eleição indireta, determinando a posse, como prefeito, de Bruno Daniel, que era o presidente da Câmara.

5 – Boschetti e Zanei impetrariam recurso à decisão do TRT, saindo-se vencedores e assumindo no lugar de Daniel.

Inaugurada a agência telegráfica da The Westers Company Limited à Rua Coronel Oliveira Lima, 83, em Santo André.

Fundada a Banda São José, na Vila Baeta, em São Bernardo, tendo à frente o maestro João Silvério da Silva, o João Gomes.

Hoje

- Dia Nacional das Comunicações

- Dia Mundial da Asma

Municípios Paulista

- Aniversariam hoje: Biritiba Mirim e Garça.

Santos do dia

- Na estampa, Santo Ângelo (Jerusalém, 1185 – Itália, 1220). Segundo a tradição, ele saiu do monte Carmelo com os primeiros carmelitas que foram para Roma a fim de obter do papa Honório III a aprovação da Regra do Carmelo, e depois imigraram para a Sicília.

- Silvano

- Joviniano

- Niceto 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;